Vocação caminho para a realização das promessas




Deus nos capacita para enfrentarmos todos os tipos de dificuldades, ele sempre nos ampara no seu amor incondicional e nos capacita em nossas vocações.
Quando foi escolhido Moisés disse ao Senhor: “Pobre de mim Senhor! Nunca tive facilidade para falar...” (Ex 4,10).
Moisés era gago, mas o Senhor é o Deus do impossível, o Deus cumpridor de suas promessas, não importa a situação em que vivemos.
 “[...] Vai, portanto, que Eu estarei com tua boca e te ensinarei o que irás dizer!” (Ex 4,12).
É preciso seguir sempre em frente, os obstáculos da vida parecem intermináveis e a promessa fica cada vez mais distante. Mas a distância é encurtada e se renovam as nossas esperanças quando deixamos Deus nos capacitar e nos instruir na superação das dificuldades.
Moisés recebeu uma vocação e mesmo sem capacidade assumiu de corpo e alma a ponto de interceder dia e noite pelo seu povo, pelo cumprimento da promessa.
Também temos nossas vocações e com elas recebemos as missões. A de Moisés foi de libertar o povo de Israel e conduzi-los pelo Deserto até a terra prometida.
Qual será a sua missão?
Deus no seu grande amor já nos consagra vitorioso na missão, não importa qual seja “Deus cumpre suas promessas”.
A nossa vocação está no nosso cotidiano, seja na igreja, no trabalho, na família ou comunidade. Temos nossa missão, sermos os melhores em cada um desses ambientes. Ser o melhor não é ser o maior, é apenas ser justo, manso e humilde de coração. Ser o melhor é ser extremamente servidor, assim agradaremos a Deus, e nossas promessas se cumprirão juntamente com nossas missões.
Devemos ainda ser obedientes e esperar a providência divina. Moisés agradou a Deus com sua obediência e serviço, assim foi instrumento de libertação para o povo de Israel.
Em meio aos desertos e perseguições da vida, Deus nos faz uma promessa:
“Não temais! Permanecei firmes e vereis a vitória que o Senhor hoje vos dará!” (Ex 14,13).
Não se esqueça da promessa! Não desista na primeira frustração!
Deus nos reserva uma vitória, não só hoje, mas amanhã e todos os dias das nossas vidas.  Deus dá a vitória para aqueles que perseveram nele.
Moisés celebrou a libertação de Israel das mãos dos egípcios, assim foi sua primeira vitória.
Jesus obteve a maior de todas as vitórias, “Venceu a morte”.
E agora em cada vocação, somos chamados a viver a espera das promessas de Deus. 
Somos chamados a esperar com Cristo, carregando a nossa cruz, “nossa verdadeira missão”.
Vencendo um obstáculo a cada dia, sendo vitoriosos sobre nossa incapacidade, sobre nossos traumas e frustrações.
Uma vitória a cada dia, até que se cumpra a maior de todas as promessas.
A salvação! 

João Paulo Ribeiro; Comunicação Viva Chama
  

Comentários