Que Santidade de Vida!


  • INFÂNCIA

O Fundador da Comunidade Viva Chama, ERIVAN BEZERRA RIBEIRO. Nasceu em 23 de junho de 1972 na Unidade Mista de Arco-Verde, de parto normal, como oitavo filho do casal, José Ribeiro Neto e Maria Bezerra Almeida Filha.


  • JUVENTUDE

 No período de 1996 assim como ocorre com muitos jovens, ele se encontrava numa vida desregrada bebendo muito, fumando, indo à festas, principalmente de vaquejada, foi então que recebeu o convite de um amigo, Vanderlei, que o chamou para o grupo de oração onde iniciou a sua conversão.
  • TRABALHO

Quando começou a participar do grupo de oração, Vanzinho possuía um emprego numa conhecida empresa de Petrolina. Por conta do grande numero de atividades, Vanzinho foi interrogado pelo patrão que propôs que ele optasse pelo Emprego ou pelo Grupo. Exatamente com essas palavras ele colocou sua decisão: “Eu renuncio o trabalho e fico no grupo, fico no caminho de Deus que é melhor do que o trabalho.”
Esse foi talvez o mais forte “NÃO” ao mundo e “SIM” a Deus, de muitos que Vanzinho pode proferir em sua busca pela santidade.  
  • PROJETO SOPÃO

Teve início com o primeiro caldeirão de sopa, feito na casa do próprio Vanzinho pela sua mãe. Num caldeirão pequeno ela mexia a sopa que logo seria entregue aos necessitados. Dando continuidade a Mãe do nosso irmão Hugo também contribuiu fazendo a sopa com muito sacrifício.
Hoje o projeto sopão alimenta centenas de famintos, a sopa aquece o frio das ruas. Enquanto que a oração esquenta o coração e faz lembrar que Deus existe e tem cuidado de todos.
O projeto funciona de segunda a quarta com a ajuda primordial de um dos colaboradores da comunidade juntamente com o esforço dos membros que auxiliam e levam o santo evangelho.
  • MISSÃO

O seu amor ao próximo era imenso, ele realizava visitas á famílias pobres do bairro Vila Eduardo, quanto mais simples, mais amor e compaixão Vazinho transmitia para essas pessoas. Tudo que ganhava ele distribuía com os irmãos, realizava doações de cestas básicas, roupas, colchões, cobertores o que ele podia adquirir ele ia e levava aos pobres.
Deus revelava muitos planos através de Vanzinho. O desejo de evangelizar era tanto que o levava a grandes sonhos, como o de trabalhar com a juventude, casais, educação e recuperação de dependentes químicos.
Como fruto de muita Oração e escuta da Palavra de Deus, no dia 27 de outubro de 2001 fundou a associação Viva Chama, com o intuito de evangelizar atraindo com o seu testemunho irmãos com o mesmo sonho de viver em comunidade em uma fraterna amizade em comunhão com a igreja.
Infelizmente a menos de um ano após a fundação da Associação Viva Chama, veio a falecer.  No dia 09 de Maio de 2002 em um infeliz acidente de transito, Vanzinho foi hospitalizado com um ferimento na perna. E às 05h e 45min do dia seguinte veio a falecer.
Tristeza para os irmãos de caminhada, luto na diocese de Petrolina onde era amado por seu verdadeiro testemunho de Cristão.
Mas o céu se abriu em festa, pois, ganhou um Homem que soube honrar o chamado de Deus e morreu como um verdadeiro Cristão. Suas obras são refletidas até hoje no rosto de cada membro da Comunidade Viva Chama que luta diariamente contra o pecado levantando a bandeira da Santa Igreja Católica Apostólica Romana.
  • COMUNIDADE VIVA CHAMA

Após a morte do fundador, o sonho de viver em comunidade continuou, o processo de transformação sofreu com a sua morte, mas o sonho continua até hoje, pois, nossa comunidade vai além dos céus graças a nosso Senhor Jesus Cristo que nos dá a força. 
Hoje não temos mais as palavras do fundador para nos orientar, mas temos o seu carisma e testemunho que vale mais que um milhão de palavras.  “Jesus Maria e José, a nossa família vossa é”. Era assim que  Vanzinho sempre proclamava, e é nessa certeza que a família Viva Chama continua no caminho com Deus. Somos obedientes a nossa igreja e caminhamos como bons servos de Deus distribuindo e multiplicando os talentos, assim como aprendemos do nosso fundador, assim como nosso Senhor Jesus Cristo nos enviou.
Que as chamas do Sagrado Coração De Jesus reavive todos os dias o nosso carisma.

Adaptado do texto de João Victor Souza, Comunidade Viva Chama.

Comentários