Carisma Viva Chama


 Carismas "são dons especiais do Espírito, concedidos a alguém para o bem dos homens, para as necessidades do mundo e, em particular, para a edificação da Igreja" (Compêndio do Catecismo da Igreja Católica n. 160). O Fundador da comunidade Viva Chama, Erivam Bezerra Ribeiro (Vanzinho), nem tinha consciência do que hoje se transformaria a comunidade Viva Chama. Era um homem simples que abandonou tudo pelos mais necessitados, pra cumprir com um chamado especial que o Espirito Santo incutiu em seu coração. Hoje a comunidade é composta por pessoas que nem conheceram o fundador, que hoje se encontra na morada eterna, mas são pessoas que tem em comum o amor pelos mais pobres, a alegria de servir a Deus e o coração em chamas pronto a incendiar e contagiar todos aqueles que estão ao seu redor.
“Ser inflamado para amar, adorar e revelar esta viva chama do Sagrado Coração de Jesus, que arde com muita força para amar a humanidade por inteiro, principalmente os mais pecadores de todos.”

Fomos marcados desde toda a eternidade por DEUS, fomos escolhidos para viver uma magnífica vocação, a dos miseráveis, que estão sendo inflamados pelo Seu Sagrado Coração, chamados a vocação de ser testemunho vivo e sinal de salvação pra humanidade. Mas para isso DEUS não escolheu os melhores ou os mais capazes, mas sim, os mais pecadores e miseráveis aos que os olhos humanos séria impossível, mas pra DEUS nada é impossível. (Lc 1,37) A nossa vocação é acima de tudo um chamado a ser VIVA CHAMA para o mundo. DEUS que é autor do chamado é quem escolhe, quem chama, assim só podemos responder como MARIA: sim, faça-se em mim a tua vontade.
Que alegria, magnífica é descobrir a nossa vocação, é CRISTO quem chama: “Teu nome gravado está, nas minhas mãos e no meu Sagrado Coração”. Não por presunção, mas por graça Divina. E nessa alegria de ser escolhido por DEUS que possamos ter a coragem de dizer: SIM! Este Deus de Amor e Bondade nos faz um chamado para uma missão: evangelizar! Essa é a nossa missão levar o Evangelho a toda criatura como disse Jesus. (Marcos 16,15) Existimos para ser sinal da presença de DEUS no povo e na igreja. Temos como missão testemunhar o Cristo que nos chama, e difundir a mensagem salvífica do evangelho.

Necessitamos estar sempre disponíveis a servir à Igreja, a romper fronteiras e fazer com que a humanidade “VIVA” a experiência com o amor que cura, salva e liberta, esta mesma que um dia tivemos. A nossa vocação tem como essência primeira a caridade aos mais excluídos e por isso precisa ser vivenciado a exemplo do nosso Fundador, que amou até um ponto de se doar para os mais carentes em sua total dimensão de pobreza 
(Regimento Interno e Estatuto Civil da Comunidade Viva Chama Parte 1 pagina 2.)
Equipe de Formação Comunidade Viva Chama

Comentários