VIDA DE ORAÇÃO

A oração é o oxigênio da alma. “Para mim a oração é um impulso do coração, é um olhar dirigido ao céu, um grito de reconhecimento e amor no meio da provação ou no meio da alegria” (Santa Teresinha do Menino Jesus).
Sem disciplina não se chega a lugar nenhum em tudo que a gente se propõe a fazer, quer seja no trabalho, quer seja nos estudos e na oração é necessário um esforço e fidelidade áquilo que se pratica “Sem disciplina não há santidade”. Portanto, o primeiro passo é começar a rezar todos os dias de preferencia em uma hora determinada. A caminhada exige que estejamos revestidos (Ef 6,10-20). A partir do momento que abrimos a nossa boca em nome de Jesus Cristo estamos travando uma batalha contra o mestre deste mundo que não quer que sejamos instrumento de salvação e anunciadores da vitória de Cristo. É preciso orar, rezar, conversar com Deus sempre, como nos ensinou Jesus ( Mt 26,36-46), que orava sem cessar buscando ocasiões para entrar em profunda intimidade com o Pai. É importante escolher um horário para fazer sua oração pessoal e ainda é preciso estar vigilante, portanto, ore o dia todo fazendo o que estiver fazendo; louve e dê graças em toda e qualquer situação (1ts 5,17), acima de tudo Deus nos ama e nos espera de braços abertos na confissão, na Eucaristia, no grupo de oração, na partilha, na direção espiritual e no simples terço com Maria é assim a oração ao ritmo da nossa vida. A oração nos coloca o tempo todo na presença do Senhor, alimento forte e substancioso. É necessário que essa prática seja fiel e perseverante para se tornar uma coisa normal e habitual em nossa vida, como se alimentar todo dia e várias vezes por dia. Com disciplina, a oração e o contato com a Palavra de Deus nos manterá de pé, assim reconheceremos melhor o Senhor e Sua promessa de salvação; Sua Palavra forma nossa mentalidade nos moldes do Reino de Deus. Na Eucaristia encontramos o momento máximo de nossa oração, a Santa Missa é o alimento mais forte, pois comungamos o próprio Jesus. Muitas vezes trabalhamos demais, temos tempo para tudo para o lazer, para conversar, ver televisão, passear no shopping, mas para parar um pouquinho para repor as “energias” espirituais não damos muita importância. Por isso, existem pessoas morrendo no pecado e numa vida vazia, pois estão “anêmicas” de Deus, com anemia espiritual. "O tempo da oração não é tempo perdido, é tempo no qual se abre a estrada da vida, abre-se a estrada para aprender de Deus um amor ardente a Ele, à sua Igreja, e uma caridade concreta para os nossos irmãos” (Bento XVI)

Formação Viva Chama - Texto adaptado de Catequese católica por Pe. Luizinho - http://www.catequisar.com.br/texto/materia/fe/177.htm



Comentários