Amor + Humildade = Caridade

O amor é paciente, não faz nada de vergonhoso, não é interesseiro, não se encoleriza, não leva em conta o mal sofrido. Ele Desculpa tudo, crê tudo, espera tudo, suporta tudo (1Cor 13, 4 – 8). O amor de Deus jamais acabará!


Deus é amor, “Deus amou tanto o mundo, que deu seu filho único, para que todo que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna” (Jo 3,16). O amor de Deus é refletido na sua caridade divina, desde a criação do mundo, Deus nos ama, Ele constrói um paraíso para vivermos nos desertos da vida, Ele nos alimenta com seu maná, nos acolhe e nos conforta com suas santas palavras. Mesmo quando nós-o decepcionamos somos reconciliados e cobertos com seu Espirito e como um filho pródigo, nos espera com um abraço eterno.
Somos chamados a imitar este amor divino. Jesus atendendo ao desejo de Deus fez da caridade um mandamento novo. Amando os seus "até o fim" (Jo 13,1), manifesta o amor do Pai que Ele recebeu. E assim amando-se uns aos outros os discípulos imitam o amor de Jesus que eles também recebem. Por isso diz o Mestre: "Assim como o Pai me amou, também eu vos amei. Permanecei em meu amor" (Jo 15,9). E ainda: "Este é o meu preceito: Amai-vos uns aos outros como eu vos amei" (Jo 15,12).
O amor é vida, quem ama vive a caridade. Esta é a maior de todas as virtudes e nós somos chamados a imitar esse amor para com o próximo e para com a nossa própria vida. É essa a caridade que devemos expressar durante a quaresma. A caridade é fruto da plenitude da lei. Lei esta que não vem para nos oprimir, pois os mandamentos foram determinados por amor para nos conduzir a glória eterna. “O exercício de todas as virtudes é animado e inspirado pela caridade, que é o ‘vinculo da perfeição’ (Cl 3,14). A caridade assegura, purifica nossa capacidade humana de amar, elevando-a à feição sobrenatural do amor Divino” (Catecismo da Igreja Católica -1827).


Nós cristãos somos chamados a praticar essa caridade, amando o nosso irmão, sem interesse, sem raiva nem ressentimento, retribuindo assim o amor que vem de Deus.
E o momento sublime do amor estar na santa Eucaristia, momento onde nos reconciliamos com o próximo àquele que é reflexo de Deus, pois somos a sua imagem e semelhança. Na santa Eucaristia, instante de louvor e glória, na sagrada hóstia, adoramos o Deus que se faz vivo e adentra em nós, percorre toda cadeia sanguínea e nos reveste de caridade, ponto sublime da humildade de Deus que se faz pequeno ao ponto de vir para nos revestir da sua imensa glória.
Que nessa quaresma nos preparemos para a solenidade máxima da morte e ressurreição de nosso senhor Jesus Cristo da mesma maneira com que nos aproximamos do irmão enfermo ou que precisa da nossa ajuda, para que neste dia, talvez o dia em que celebramos a solenidade máxima da igreja, possamos encontrar com Jesus e de coração aberto nos entregarmos ao seu amor Divino.

João Paulo Ribeiro, Comunidade Viva Chama

Via Sacra, musica da Irmã Kelly Patricia


Comentários