Vocação

Todo batizado recebeu a graça de fazer parte do povo eleito por Deus, da igreja de cristo. Através da vocação cristã somos chamados à santidade, vocação à perfeição. Recebendo a mesma fé pela justiça de Deus, fomos, portanto, eleitos e chamados pessoalmente por Cristo para ser, como cristãos, testemunhas e seguidores do mestre Jesus. Chamados a fé pelo batismo, onde somos ungidos com o óleo e purificados com a água "a partir do batismo somos Sacerdotes, Profetas e Reis".
Por tanto meus irmãos, toda pessoa batizada tornou-se um seguidor de Cristo, participante de uma comunidade de fé que pode ser chamada para atuar na obra de Deus, como membro de sua igreja, seguindo caminhos diferentes através de vários estados de vida, várias vocações.
Podemos seguir a vocação de sacerdotes, como fazem os nossos padres. Se dedicar a Deus mais ativamente como fazem os religiosos de vida consagrada, os nossos frades, monges e freiras.
Podemos ser sacerdotes do lar, dentro da nossa própria casa, como pais e mães de família que educam seus filhos na lei de Deus. E ainda podemos nos aprofundar mais como leigo consagrado, assim como nós da Comunidade Viva Chama fazemos, assim como fazem as outras comunidades de vida consagrada, a nossa renovação carismática católica, os membros de pastorais e todas as outras vocações que juntas formam a igreja.
Vocação em latim significa chamado. E Deus está sempre a nos chamar, assim acontece desde os mais antigos tempos começando com Adão lá no antigo testamento (Gn 1,26) que criado por Deus recebeu a missão de perpetuar a espécie humana. Ainda no livro do Gêneses agora no capitulo 12 encontramos a vocação de Abraão nosso mais antigo patriarca que obediente a Deus largou tudo e partiu rumo á uma terra desconhecida.  A bíblia meus irmãos, está repleta de chamados. E o mais importante é que somos frutos de muitos “Sim” ao chamado de Deus.
Sim dos profetas que guiaram o povo em todos os tempos, Moisés, Josué, Samuel, Jeremias. “Sim” de Maria nossa mãe, a nova Eva, que rejeitou o pecado dando origem a nosso Senhor Jesus Cristo. “Sim” dos apóstolos de Cristo, que morreram martirizados sem abrir mão do evangelho. O “Sim” do nosso santo Papa Bento XVI que orienta nossa igreja nesses tempos difíceis.
Louvamos a Deus, meus irmãos, pelo nosso bispo Dom Manuel e todos os párocos desta diocese que disseram “Sim” a Deus e estão sempre prontos a nos atender nas confissões, nos conselhos e nos alimentando na santa eucaristia. E finalmente gostaria de agradecer ao Senhor pelo Sim á vocação Viva Chama, onde somos chamados a espalhar o evangelho por toa terra, levando o amor que brota do Sagrado Coração de Jesus até aqueles mais necessitados.


João Paulo Ribeiro, Comunicação viva Chama.





Comentários