Junho: Mês do amor, Coração de Jesus, Ano Sacerdotal e Missão




Iniciamos o mês das festas juninas. É um mês significativo. Desperta muita emoção. E por que não dizer, fé e devoção! É significativo iniciarmos o mês com a solenidade de Corpus Christi – Presença real de Jesus na Eucaristia: no momento de sua entrega-doação ao Pai e a todos nós na Morte, Ressurreição e Ascensão, toma o pão: “Isto é meu corpo, que será entregue por vós”. Eleva o cálice com vinho: “Este é o cálice de meu sangue, o sangue da Nova e Eterna Aliança, que será derramado por vós e por todos para remissão dos pecados.” Este mistério da fé é realizado constantemente em Sua memória! A celebração da Eucaristia é presença viva de Jesus que nos acompanha em nossa caminhada de Fé, e na procissão de Corpus Christi.
O Sagrado Coração de Jesus é solenidade do amor salvador: “Vede! Eu mesmo vou procurar minhas ovelhas e tomar conta delas” (Ez. 34,11). “Se um de vós tem cem ovelhas e perde uma, não deixa as noventa e nove no deserto e vai atrás daquela que se perdeu até encontrá-la? Quando a encontra, coloca-a nos ombros com alegria e, chegando em casa, reúne os amigos e vizinhos e diz: ‘Alegrai-vos comigo! Encontrei a ovelha que estava perdida!’ (Lc, 15, 4-6). Em junho, celebramos também o Coração imaculado de Maria, a Mãe de Jesus e Mãe dos sacerdotes.
Jesus é presença viva nos sacerdotes: “Os sacerdotes são ordenados, afirma Bento XVI, para exercerem seu ministério pastoral no encontro pessoal e constante com o Senhor, para conformar sua vontade com a vontade dEle, recordando que a docilidade dos fiéis aos pastores depende da docilidade dos sacerdotes a Cristo”. Eles têm a missão de ensinar, de santificar e governar. Entendida à luz da fé, esta autoridade, embora envolvendo o exercício do poder, permanece um serviço à construção da Igreja na santidade, unidade e verdade. Para cumprir este propósito, o padre deve adquirir as suas forças em Cristo: “Verdadeiro modelo pelo seu humilde serviço de amor no lava-pés e na sua realeza que culmina na Cruz. Governar é formar Cristo nos corações dos fiéis, sem medo de conduzir a Deus as pessoas e comunidades a eles confiadas e serem modelos para todos (Catequese de Bento XVI)”. O sacerdócio é o dom precioso do Sagrado Coração de Jesus!

A missão é Amor!
Adaptado do texto de Dom Jacyr Francisco Braido
Bispo de Santos/SP


FONTE: CNBB

Comentários