Ensinai-me a fazer vossa vontade!


“O desejo de Deus está inscrito no coração do homem, já que o homem é criado por Deus e para Deus; e Deus não cessa de atrair o homem a si, e somente em Deus o homem há de encontrar a verdade e a felicidade que não cessa de procurar.” (CIC - Catecismo da Igreja Católica).
Bento XVI em uma de suas citações observou que o homem moderno vive uma crise de identidade. E isso se comprova quando observamos os consultórios de psicanálise lotados. As pessoas já não lembram de onde vieram e pra onde vão, simplesmente porque esqueceram-se do amor infinito com que o Pai nos amou. E seguindo nesta escuridão o ser humano acaba por não realizar a vontade de Deus.
O ser humano foi criado pra Deus é para Ele que devemos ir.  “Pois se o homem existe, é porque Deus o criou por amor e, por amor, não cessa de dar-lhe o ser, e o homem só vive plenamente, segundo a verdade, se reconhecer livremente este amor e se entregar ao seu Criador (CIC - 27).
  Deus nos deu o nosso “ser”, somos a sua imagem (Gn 1,26), somos livre fomos criados para viver, construir, casar, procriar. Somos convidados a construir o mundo, a terminar a obra que o Senhor começou, mas temos que fazer tudo “em Deus” nos preservando do mau, pois somos sagrados, fomos criados pelas mãos do altíssimo e somos templo do seu Espírito.
“Ensinai-me a fazer vossa vontade!” (Sl 118). Temos que pedir todos os dias ao Senhor que possamos abrir os olhos para o seu amor. Nunca vamos alcançar a felicidade se não for sob na graça do Pai! E para isso devemos mais do que nunca professar a nossa fé, crer em Deus, crer em Jesus que morreu por nós e ressuscitou vencendo a morte, por Ele, ela não nos atinge.
O mundo nos dá uma realidade diferente e que acabamos nos esquecendo de Deus, assim perdemos nossa identidade.
“Estou ciente de que o bem não habita em mim, isto é, na minha carne. Pois eu tenho capacidade de querer o bem, mas não de realizá-lo. Com efeito, não faço o bem que quero, mas faço o mal que não quero” (Rm 7,18-19).
A quem iremos se não a Jesus! Só ele pode nos purificar do mau que habita em nós, que nos afasta da graça de Deus, de nossa verdadeira identidade. Ele nos conhece e nos sonda, sabe das nossas necessidades. Nas horas de conflito é a ele que devemos recorrer, mesmo que a oração seja fraca sem ânimo, mas mesmo assim, não podemos deixar de pedir, suplicar o seu perdão.
A partir da fé enxergamos os sinais que nos levam a Deus, assim como observamos e conhecemos a natureza, seguimos a sua direção atingindo então o máximo da nossa felicidade.
Vós sabeis interpretar o aspecto da terra e do céu. Como é que não sabeis interpretar o tempo presente?” (Lc 12, 56).
Consciente ou inconsciente estamos caminhando para Deus. “O desejo de Deus está inscrito no coração do homem”, somos chamados, o nosso desejo de felicidade é também desejo de ter Deus. O homem veio do barro moldado pelas mãos do seu Senhor, e a ele voltará. Mas com a condição de vencedor mediante a fé em Jesus Cristo.





João Paulo Ribeiro, Comunicação Viva Chama.


Comentários