As Cinco Chamas

Nós que fazemos a Comunidade Viva Chama somos convidados por Deus a vivenciarmos as cinco chamas do Sagrado Coração de Jesus onde representa as cinco chagas de Jesus e que também está no nosso símbolo são elas: A Chama do Terço, A Chama da Palavra, A Chama da Confissão, A Chama da Missa, A Chama do Elo.

1-CHAMA DO TERÇO: Rezamos dois terços por dia. Rezar o terço todos os dias é ter uma nova experiência com Maria a cada instante da minha vida, cada Ave-Maria que rezamos, é como que seguramos na mão de Nossa Senhora e dizemos venha comigo entra na minha vida invadindo todo o meu ser. O terço é uma arma espiritual na luta contra o mal. É uma oração para salvação das pessoas, é uma expressão de amor.

A Cruz lembra que o filho de Deus derramou todo o seu sangue pregado na cruz para salvar a humanidade, lembramos também que há um só Deus onipotente. Louvamos a Santíssima Trindade: Pai, Filho e Espirito Santo. No terço tem cinco mistério que nos fazem lembrar as cinco chagas de Cristo, e cada mistério são dez contas, assim como os dez mandamentos. Lembrando que o próprio Senhor os escreveu na tabua de Moises.

2- CHAMA DA PALAVRA- Precisamos mergulhar diariamente na leitura da Bíblia, pois ela devera conduzir os nossos passos. Podemos dizer que esta chama acesa todos os dias tem o poder de curar, libertar e salvar, o estudo diário da palavra de Deus faz de nós conhecedores de um Deus que se revela ao longo da historia para ser conhecido.

Devemos também enfatizar constantemente que a Bíblia é nossa única regra de fé e pratica. É somente ela que deve nortear as decisões e preencher as lacunas da alma.

“A palavra de Deus é viva, é realizadora, mais afiada do que toda a espada de dois gumes: ela penetra até onde se dividem a vida do corpo e a do espírito, as articulações e as medulas e é capaz de distinguir as intenções e os pensamentos do coração” (Heb 4,12).

3- CHAMA DA CONFISSÃO- Sacramento da Reconciliação, podemos chamar também de Sacramento da Cura interior. Devemos praticar sempre que necessário, ou no mínimo uma vez por mês.

A Confissão nos restitui, e nos devolve a graça santificante, a amizade de Deus. A Confissão nos traz muitas forças para não mais pecar, é um desabafo que fazemos, colocando para fora o pecado que nos machuca. A confissão deve ser tão proveitosa como uma conversa formal entre amigos. Este é o objetivo principal, ter um encontro com Jesus, para que Ele nos cure.

Comunidade Viva Chama.

A confissão dos nossos pecados nos ajuda a formar a consciência, a lutar contra nossas más tendências, a deixar-nos curar por Cristo e a progredir na vida do Espirito.



4- CHAMA DA MISSA- O sacrifício pascal de Cristo que se renova todos os dias no altar, pelas mãos do sacerdote. Devemos lutar para buscar de todas as formas ir a Santa Missa diariamente.

Receber Jesus na Eucaristia é estar com um pedacinho do céu dentro de mim, sabemos que não é fácil, quem falou que seria?

A Missa é a ação mais importante que se celebra na terra e, quando dela participamos, devemos fazê-lo com o maior interesse e devoção tratando de conseguir o maior fruto possível. A Santa Missa é a oração mais completa que um cristão pode fazer é o momento em que se celebra a Paixão, Morte e a Ressurreição de Jesus.

5- CHAMA DO ELO- Ao meio dia toda a comunidade é convocada a oração do elo que é o Ângelus ( Credo, Pai Nosso e as três Ave- Marias), pedindo por todas as necessidades da Comunidade Viva Chama, em especial pela a unidade e comunhão de todos. É um momento que devemos nos voltar para o centro da vida e contemplar no Ângelus AS MARAVILHAS QUE O Senhor faz em nós. A palavra ELO já diz “tudo em volta, ao redor, para unir”, sabendo assim que nesta hora não estamos só, toda a Comunidade ora. Por isso não posso deixar meu irmão orando sozinho.

Comentários