JUBILEU DE OURO SACERDOTAL (11.12.1960 – 11.12.2010)

Neste dia 12 de Dezembro comemora - se 50 anos de ordenação de Dom Frei Paulo Cardoso, Bispo da Diocese de Petrolina. Em 11 de dezembro de 1960 iniciava sua ordenação como sacerdote. No dia seguinte, realizava sua primeira missa na antiga catedral das Dores em Caruaru, tendo como ordenante Dom Augusto Carvalho. Em 19 de março de 1985, foi nomeado bispo de Petrolina, onde completa vinte e cinco anos de episcopado.

A Ordem é o sacramento graças ao qual a missão confiada por Cristo a seus Apóstolos continua sendo exercida na Igreja até o fim dos tempos; é, portanto, o sacramento do ministério apostólico. No sacramento da Ordem, quando o bispo impõe as mãos sobre um rapaz dedicado ao serviço dos irmãos, enxergamos a grande dedicação de Deus a nós.
Todos os apóstolos que vemos nas Escrituras, são os mesmos diáconos, padres, vigários, bispos e papa que existe nos dias de hoje. Os sacerdotes são verdadeiramente apóstolos que batizam, confessam, crismam, celebram a Santa Missa em nome de JESUS. Não é diferente quando citamos Dom Frei Paulo, Homem sábio, os seus estudos superiores incluem Filosofia, Teologia, Sociologia, Mestrado em Ciências Sociais. Homem de muita fé, missionário disposto a romper barreiras para cumprir com o seu chamado.
Ao longo dos seus cinqüenta anos de ordenação e vinte cinco de episcopado, a ação pastoral de D. Paulo sublinhou sem descuidar, das dimensões essenciais da vida da Igreja. Voltou especialmente suas atenções para as dimensões: missionária e vocacional. Isto está presente numa constante conscientização sobre a importância da dimensão missionária da evangelização cristã e na necessidade que a Igreja tem de muitos padres e religiosos.
Como sacerdote, Dom Frei Paulo é um mediador entre Deus e o homem, Aquele que intercede a nosso favor. Também pode ser definido como o poder e autoridade de Deus concedido a um homem para o ministério da palavra e para pastorear o rebanho de Deus.
Dom Frei Paulo é acima de tudo um guerreiro, homem que soube ouvir e aceitar o seu chamado e assim assumir a sua vocação. É o exemplo vivo que Deus nos coloca para que possamos assim como ele atender o seu desejo e seguir no objetivo que ele nos deu.


Comunidade Viva Chama.

Comentários