PENTECOSTES

Era para os judeus uma festa de grande alegria, pois era a festa das colheitas. Era também chamada festa das sete semanas por ser celebrada sete semanas depois da festa da páscoa, no qüinquagésimo dia. Daí o nome Pentecostes, que significa “qüinquagésimo dia”.
No primeiro pentecostes, depois da morte de Jesus, cinqüenta dias depois da Páscoa, o Espírito Santo desceu sobre a comunidade cristã de Jerusalém na forma de línguas de fogo; todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas (At 2,1-4). As primícias da colheita aconteceram naquele dia, pois foram muitos os que se converteram e foram recolhidos para o Reino.Por esta razão o dia de Pentescostes é às vezes considerado o dia do nascimento da igreja. O movimento pentecostal tem seu nome derivado desse evento.Dada sua importância, a celebração do Domingo de Pentecostes inicia-se com uma vigília, no sábado. É a preparação para a vinda do Espírito Santo, que comunica seus dons à Igreja nascente. O Pentecostes é, portanto, a celebração da efusão do Espírito Santo.

Quem é o Espírito Santo?

De acordo com o Catecismo da Igreja Católica, o Espírito Santo é a "Terceira Pessoa da Santíssima Trindade".Quer dizer, havendo um só Deus, existe nele três pessoas diferentes: Pai, Filho e Espírito Santo. Esta verdade foi revelada por Jesus em seu Evangelho. Algo que não cabe no nosso entendimento, pois é um mistério de Deus, que coisa maravilhosa, o homem tem que se colocar no seu lugar de dependente de Deus. De inferior a Deus, porque Deus é o criador e o homem a criatura criada por esse Deus. Isto é incontestável e o homem desconhece esse mistério, pode apenas acreditar ou não. É questão de fé. Maravilha de Deus escondido até do mais sábio entre os homens.

Pelo Espírito Santo nós podemos dizer que "Jesus é o Senhor", quer dizer para entrar em contato com Cristo é necessário ter sido atraído pelo Espírito Santo. Mediante o Batismo nos é dado a graça do novo nascimento em Deus Pai por meio de seu Filho no Espírito Santo. É isso que o batismo faz nos torna filhos de Deus através do Espírito Santo.

O Espírito Santo com sua graça é o "primeiro" que nos desperta na fé e nos inicia na vida nova. Ele é quem nos precede e desperta em nós a fé.

Entretanto, é o "último" na revelação das pessoas da Santíssima Trindade.



Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra. ( At 1,8 )



Cicera de Matos Soares ( Thiá )

Comentários