Sagrado coração de Jesus

A devoção ao Coração de Jesus existe desde os primeiros tempos da Igreja, desde que se meditava no lado e no Coração aberto de Jesus, de onde saiu sangue e água. Desse Coração nasceu a Igreja e por esse Coração foram abertas as portas do Céu.

Os Santos Padres muitas vezes falaram do Coração de Cristo como símbolo de seu amor. "...Se alguém tem sede, venha a mim e beba. (Jo 7,37) Assim beberemos da água que brotaria de seu Coração, quando saiu sangue e água ao ser transpassado por uma lança, como a água de uma fonte que não seca jamais. “Se conheces o Don de Deus e quem é aquele que te diz: ‘Dá-me de beber’, tu lhe pedirias, e Ele te daria água viva.” (Jo 4,10)

Na Idade Média começaram a considerar o sagrado coração como modelo de amor, paciente por nossos pecados, a quem devemos reparar entregando-lhe nosso coração. No século XVII estava muito expandida esta devoção. São João Eudes, já em 1670, introduziu a primeira festa pública do Sagrado Coração. Em 1673, Santa Margarida Maria de Alocoque começou a ter uma série de revelações que a levaram à santidade e ao impulso de formar uma equipe de apóstolos desta devoção. Com seu zelo conseguiram um enorme impacto na Igreja.

Foram divulgados inúmeros livros e imagens. As associações do Sagrado Coração subiram em um século, desde meados do XVIII, de 1000 a 100.000. umas vinte congregações religiosas e vários institutos seculares foram fundados para estender seu culto de mil formas.

O apostolado da Oração, que pretende conseguir nossa santificação pessoal e a salvação do mundo mediante esta devoção, contava já em 1917 com 20 milhões de associados. E em 1960 chegava ao dobro em todo o mundo, passando de um milhão na Espanha; suas 200 revistas tinham 15 milhões de inscrições. A maior instituição de todo o mundo. Em 1856 Pio IX estendeu sua festa a toda a Igreja. Em 1899 Leão XIII consagrou o mundo ao Sagrado Coração de Jesus.

A comunidade Viva Chama também é consagrada ao Sagrado coração de Jesus. Esta devoção “exige uma plena e inteira vontade de entrega e consagração ao amor do divino redentor, do qual é sinal e símbolo vivo o seu coração transpassado” (Carta encíclica "Haurientisn Aquas" escrita pelo Papa Pio XII.). “Este culto aprofunda a correspondência do nosso amor ao amor divino.” Segundo são João: “Deus é amor.” E o sagrado coração de Jesus representa o Amor de Deus pelos seus filhos. “De fato, Deus amou tanto o mundo, que deu seu filho único, para que todo que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.” (Jo 3,16)

A comunidade Viva Chama mais que venera o sagrado coração, ela faz dele o seu símbolo e segue fielmente como militantes do reino de Deus, empenhados em consagrar o melhor de suas energias, dos seus recursos e do seu tempo, afim de propagar o amor de Jesus Cristo nosso senhor.

Comunidade Viva Chama.

Comentários