Educar pelo Amor



Ser pai é uma vocação, uma graça especial dada por Deus. Exige amadurecimento em um longo processo de aprendizado. A sua presença na vida do filho é de tamanha importância para seu desenvolvimento e trás a este equilíbrio necessário para bem viver. Sua autoridade também é importante, mas tem de ser bem usada ao estabelecer limites, para isso, criar pontes diárias de amor na relação paternal pode ser de tamanha sabedoria para que consiga estar presente no dia a dia do filho. Porém, deve-se construir uma ponte nova a cada dia para acompanhar suas mudanças e físicas e psicológicas, se não, o pai se distanciará, perderá o rumo. É como atravessar todos os dias o mesmo rio, mas perceber que a cada dia esse rio possui um pouco mais de margem, essas margens são as influencias exteriores necessárias para o convívio afetivo de todo individuo, e o empenho do pai é de fazer-se novo em cada ponte, mostrando-lhe alternativas de uma convivência amorosa e mais próxima.

Não existem fórmulas para se educar uma criança
Junior Araújo casado com vera Lúcia, tem dois filhos: Vinicius de 5 anos e a Maria Luiza de 2 anos, frutos de uma relação de amor e respeito. Junior enfatiza querer ser exemplo para seus filhos, relembra que sua convivência com seu pai foi difícil, muito serevo a relação paternal era apenas de aprender os limites e ensinamentos necessários para seu crescimento. Hoje, procura não apenas passar os mesmos ensinamentos as crianças, mas, também, estar mais presente no dia-a-dia estabelecendo os limites e participando da vida deles.  

 

“Não há fórmulas prontas para o homem que deseja ser pai, é preciso colocar sua confiança somente em Deus, clamar todos os dias por sua Divina Misericórdia para a proteção de seu filho e agradecer por esta missão. E para quem ainda não é pai, peça o direcionamento necessário a Deus por essa graça em sua vida, um filho precisa ser desejado e planejado para que sua vinda seja repleta de alegria na vida do casal. Meus filhos são minhas maiores alegrias, agradeço a Deus todos os dias!”


 Conviva com seu filho, gaste seu tempo. Crie alternativas criativas oferecendo limites, ensinamentos necessários ao seu crescimento com doses diárias de amor, mesmo que nos dias de hoje a sociedade nos apresente o seio familiar corrompido pelo desanimo, adultério e egoísmo, mostre-se avesso a tudo isso e procure ser exemplo na vivência dos Sacramentos, pois não são os discursos que emocionam, mas exemplos diários de honra e respeito manifestados no amor Divino para que possam compreender a obediência ao seu genitor, assim descrito em Efésios 6, 1-3: “Honra teu pai e tua mãe para seres feliz e ter uma longa vida sobre a terra” pois, o Senhor fala aos seus filhos pela boca dos pais.

*Junior Araujo é membro do Discipulado da Comunidade Viva Chama
.
Nílmann Geórgea
#Comunicação VivaChama
Imagens: Junior Araújo
(Arquivo pessoal)

Comentários