Formação na Comunidade Viva Chama


No dia 08 de maio ocorreu mais um encontro de Formação para os membros Aspirantados e Discipulados da Comunidade Viva Chama com os formadores João Paulo e Fábio.

[...] A formação é uma grande necessidade em nossos tempos. Tempos marcados pela pluralidade e diversidade de opções, caminhos, visões e onde os valores são relativos. Tempo em que a mídia quer desvalorizar a Igreja Católica e seus ensinamentos.

A falta de compreensão dos objetivos da formação tem causado desvios que aparecem no serviço e principalmente nos momentos de crise.

O documento de Aparecida no nº 226c diz: “Junto a uma forte experiência religiosa e uma destacada convivência comunitária, nossos fiéis precisam aprofundar o conhecimento da Palavra de Deus e os conteúdos da fé, visto que esta é a única maneira de amadurecer sua experiência religiosa. Neste caminho, acentuadamente vivencial e comunitário, a formação doutrinal não se experimenta como conhecimento teórico e frio, mas como ferramenta fundamental e necessária no crescimento espiritual, pessoal e comunitário” (Grifo dos autores deste texto).

O mesmo documento, no número 276, nos ensina que qualquer que seja a função que desenvolvemos na Igreja, para sermos fiéis à vocação a qual fomos chamados, requer uma clara e decidida opção pela formação.

A formação cristã é um processo que potencializa as qualidades do formando e o capacita para o serviço, é um processo contínuo de crescimento buscando levar todos a uma vida de santidade. [...]

O caminhar SEM FORMAÇÃO compreende:

· Caminho que vai por si mesmo;

· Caminha sem disciplina, sem ascese, tudo se justifica;

· Não se prende a fórmulas, referências ou modelos;

· Leva a uma superficialidade e a satisfação própria;

· Há uma procura exagerada de experiências místicas;

· Cria uma prática fundamentalista, intimista, egoísta, iluminista;

· Prejudica o convívio comunitário, social, não sai de si mesmo;

· Não consegue acolher o diferente, não sai de si mesmo.

A caminhada espiritual COM FORMAÇÃO tem as seguintes características:

· Leva em consideração o carisma e a missão de cada um;

· Acolhe o diferente, complemento;

· Leva em consideração a missão e a identidade do Movimento;

· Considera o cristão e sua vocação em todos os aspectos;

· Zela pela disciplina;

· Aprofunda a própria vocação, purificando-a;

· Leva ao entrar em si mesmo para responder aos desafios do mundo;

· Leva a uma maior intimidade com Deus.

Portanto, amados irmãos, a formação leva-nos a caminhar no seguimento de Jesus e a tomarmos consciência da nossa missão na Igreja!

 


 
FOTO: COMUNICAÇÃO VIVA CHAMA

Comentários