Maio Mês de Maria



Lucas 1,26-38
26 No sexto mês Deus enviou o anjo Gabriel a Nazaré, cidade da Galileia,
27 a uma virgem prometida em casamento a certo homem chamado José, descendente de Davi. O nome da virgem era Maria.
28 O anjo, aproximando-se dela, disse: "Alegre-se, agraciada! O Senhor está com você!"
29 Maria ficou perturbada com essas palavras, pensando no que poderia significar esta saudação.
30 Mas o anjo lhe disse: "Não tenha medo, Maria; você foi agraciada por Deus!
31 Você ficará grávida e dará à luz um filho, e lhe porá o nome de Jesus.
32 Ele será grande e será chamado Filho do Altíssimo. O Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi,
33 e ele reinará para sempre sobre o povo de Jacó; seu Reino jamais terá fim".
34 Perguntou Maria ao anjo: "Como acontecerá isso se sou virgem?"
35 O anjo respondeu: "O Espírito Santo virá sobre você, e o poder do Altíssimo a cobrirá com a sua sombra. Assim, aquele que há de nascer será chamado Santo, Filho de Deus.
36 Também Isabel, sua parenta, terá um filho na velhice; aquela que diziam ser estéril já está em seu sexto mês de gestação.
37 Pois nada é impossível para Deus".
38 Respondeu Maria: "Sou serva do Senhor; que aconteça comigo conforme a tua palavra". Então o anjo a deixou. (Retirado em Biblia on line - http://www.bibliaon.com/lucas_1/)


Nesta palavra se cumpriu a promessa de Deus inscrita em Isaías 7,14 “Eis que a jovem conceberá e dará à luz um filho e lhe porá o nome de Emanuel”. Maria com o seu “Sim” apaga a culpa de Eva e desta vez esmaga a cabeça da serpente. É mais que louvável dedicarmos este mês a Maria, e eu convido a vocês meus irmãos, a dedicarmos também as nossas vidas em agradecimento a Deus por escolher uma serva tão fiel. Exemplo de fé, discípula de Cristo, seu próprio filho. “Maria Santíssima, que nós chamamos carinhosamente de mãe, que nos acompanha na nossa peregrinação de fé, esperança e caridade rumo à união cada vez mais intensa com Cristo, único salvador e mediador da salvação”.
Quero dizer pra vocês meus irmãos que tem duvidas sobre a devoção a Maria Santíssima que, para nós católicos, Cristo "é o nosso único mestre e deve instruir-nos, o nosso único Senhor do qual devemos depender, a nossa única Cabeça à qual devemos permanecer unidos, o nosso único modelo com o qual nos devemos conformar, o nosso único médico que nos deve curar, o nosso único pastor que nos deve alimentar, o nosso único caminho que nos deve vivificar e o nosso único tudo, em todas as coisas, que nos deve satisfazer". A devoção à Santa Virgem Maria é um meio privilegiado "para encontrar Jesus Cristo, para o amar com ternura e para o servir com fidelidade" Maria, é o eco de Deus que não diz e não repete a não ser Deus. Se dizes Maria, ela repete Deus. Santa Isabel louvou Maria e a proclamou bem-aventurada porque acreditou. Maria o eco fiel de Deus entoou:  “a minha alma louva ao Senhor.” (Tratado da verdadeira devoção)
O catecismo da Igreja católica no capitulo 488 é claro: "Deus enviou Seu Filho" (Gl 4,4), mas, para "formar-lhe um corpo" quis a livre cooperação de uma criatura. Por isso, desde toda a eternidade, Deus escolheu, para ser a Mãe de Seu Filho, uma filha de Israel, uma jovem judia de Nazaré na Galileia, "uma virgem desposada com um varão chamado José, da casa de Davi, e o nome da virgem era Maria" (Lc 1,26-27): Quis o Pai das misericórdias que a Encarnação fosse precedida pela aceitação daquela que era predestinada a ser Mãe de seu Filho, para que, assim como uma mulher contribuiu para a morte, uma mulher também contribuísse para a vida.
Maria se fosse uma mulher qualquer não teria sido escolhida para ser mãe do salvador. Pois Deus é perfeito em tudo e por isso escolheu uma virgem, a mais humilde de todas para ser o sacrário vivo, para que Deus habitasse ali naquele ventre na pessoa de Jesus Cristo. Maria é, portanto, mãe da igreja, continua falando o catecismo da igreja católica no capitulo 972, “Assim como no céu, onde já está glorificada em corpo e alma, a Mãe de Deus representa e inaugura a Igreja em sua consumação no século futuro, da mesma forma nesta terra, enquanto aguardamos a vinda do Dia do Senhor, ela brilha como sinal da esperança segura e consolação para o Povo de Deus em peregrinação”.
Maria é o refugio do Cristão, nós da comunidade Viva Chama temos Maria como uma chama acesa todos os dias. Através do santo terço, buscamos a intercessão daquela que ilumina nossa caminhada, pois a devoção à Santa Virgem é um meio privilegiado "para encontrar Jesus Cristo, para amá-lo com ternura e para servi-lo com fidelidade" assim fez nosso fundador Vanzinho que no próximo dia 10 de Maio, mês de Maria, completa 12 anos de vida nova entre aqueles que esperam em oração o dia da glória do Senhor. Vanzinho faleceu em 2001 em um triste acidente de transito. Mas morreu feliz, servindo ao Senhor na sua castidade com o seu celibato, obediente como Maria e pobre, pois, o que tinha partilhava com os outros. O Projeto sopão e outros que a comunidade trabalha é fruto dessa fiel entrega. Faça-se em mim segundo a tua palavra.
Outro documento da igreja, a constituição Lumen gentium do concilio vaticano II diz: "Dirijam todos os fiéis instantes súplicas à Mãe de Deus e mãe dos homens, para que ela, que assistiu com as suas orações aos começos da Igreja, também agora, exaltada sobre todos os anjos e bem-aventurados, interceda, junto de seu Filho, na comunhão de todos os santos, até que todos os povos, tanto os que ostentam o nome cristão, como os que ainda ignoram o Salvador, se reúnam felizmente, em paz e harmonia, no único Povo de Deus, para glória da santíssima e indivisa Trindade" (n. 69).
Maria iluminou a vida de muitos santos da igreja a começar por São João que aos pés da cruz foi símbolo dos cristãos que receberam e acolheram naquele momento Maria como mãe da igreja. Percorrendo a história não é difícil obter relatos de muitos outros santos, mas o que nos fica mais gravado é o do nosso amado Beato João Paulo II que pode dizer “Sou todo teu Maria”. Seguindo a verdadeira devoção através de São Luiz Maria, João Paulo II pode dizer "Eu sou todo teu, e tudo o que é meu te pertence, meu amável Jesus, por meio de Maria, tua Santa Mãe".
Finalizo esta reflexão convidando você meu irmão a fazer comigo esta oração:
“Oh! Espírito Santo, concede-me uma grande devoção e uma grande inclinação para Maria, um apoio sólido sobre o seu seio materno e um recurso assíduo à sua misericórdia, para que, nela, tu possas formar Jesus dentro de mim"
"Por fim, minha querida e amadíssima Mãe, se for possível, faz com que eu não tenha outro espírito a não ser o teu para conhecer Jesus Cristo e os seus desejos divinos; que não tenha outra alma a não ser a tua para louvar e glorificar o Senhor; que não tenha outro coração a não ser o teu para amar Deus com caridade pura e ardente como tu".
Jesus Maria e José, a nossa família vossa é!

Comentários