Comunidade Viva Chama Fonte de Santidade


    
   
 
Mais do que mirabolantes façanhas místicas ou heroísmo, a santidade consiste numa Correspondência de amor. Trata-se de descobrir a presença de Deus em tudo, dando-lhe glória por meio das mais corriqueiras realidades do dia a dia.  Você é um Dom extraordinário de Deus, no fim do mundo Ele foi lhe resgatar para ser sal e luz para o mundo.  Assim como Deus chamou o fundador da comunidade Viva Chama (Vanzinho) ele sucinta hoje em nossos corações o amor que nos conduz na missão de viver e ser o evangelho vivo. Nisto consiste a santidade, no amor ao próximo que é desconhecido e amor ao irmão que convivemos diretamente em comunhão fraterna. Já dizia Santa Terezinha do menino Jesus: "Amar é dar tudo, e dar a si mesmo". Ser santo é participar do mistério de Cristo aceitando a nossa própria cruz, tornando-se homens e mulheres novos, ressuscitados com Cristo.
Se, portanto, ressuscitaste com Cristo, buscai as coisas do alto, onde Cristo está entronizado á direita de Deus; cuidai das coisas do alto, não do que é da terra. Pois morrestes, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus. Quando Cristo, vossa vida, se manifestar, então vós também sereis manifestados com ele, cheios de glória.
Portanto, mortificai os vossos membros, isto é, o que em vós pertence á terra: imoralidade sexual, impureza, paixão, maus desejos, especialmente a ganância, que é uma idolatria. Estas coisas é que provocam a ira de Deus. Foi assim que voz procedestes outrora, quando viveis nessas desordens. Agora, porém, rejeitai tudo isto: ira, furor, malvadeza, ultrajes, e não saia de vossa boca nenhuma palavra indecente; também não mintais uns aos outros, pois já despojastes do homem velho e da sua maneira de agir e vos revestistes do homem novo, o qual vai sendo sempre renovado á imagem do seu criador, a fim de alcançar um conhecimento cada vez mais perfeito (Colossenses 3,1-10).
Palavra da salvação; Glória a vós Senhor!

Com o coração curado a cada dia seguiremos rumo á santidade, fazendo hoje aqui na terra o céu de amanhã.  Se no alto está a nossa meta, é preciso afeiçoar-nos as coisas lá de cima, é preciso fazer à experiência de matar tudo aquilo que nos prende, nos afunda e nos inferniza. O apóstolo Paulo percebeu, a duras penas, que somos feitos para o céu. A vida aqui é passageira. Por mais que demore é sempre limitada. Por isso ele nos ensina a buscar as coisas do alto. Antes de conseguirmos atingir a meta precisamos nos afeiçoar, tomar as feições, ficar parecido com aquilo que desejamos atingir.
Antes de existir no concreto, a meta existe como sonho, um desejo que se transforma em vontade e vontade que vira ação. Assim é o caminho dos que buscam a salvação. Para chegarmos ao céu precisamos caminhar na santidade antecipando a nova forma de vida que teremos. Lá seremos os santos de Deus e viveremos somente para Ele. “Não se perturbe o vosso coração”, estamos na estrada certa, limpando o nosso coração, retirando o que não levaremos pro céu e fazendo a vontade de Deus que vem ao nosso encontro para nos curar, e nos conduzir a pátria celeste. 

João Paulo Ribeiro, Membro consagrado Viva Chama.

Comentários