OS CINCO PILARES DA VOCAÇÃO VIVA CHAMA




A prática das Cinco chamas é regra de vida para todos que fazem parte da comunidade Viva Chama está no nosso regimento, faz parte de nossa espiritualidade e é um tesouro deixado por nossos membros fundantes. Umas das várias características de nosso fundador (Vanzinho) era a oração e interseção. Vanzinho orava por todos e em todos sendo um forte intercessor e o primeiro a praticar sem cessar as cinco chamas, assim fez até o resto de sua vida. Por tanto, as chamas acesas formam as bases da comunhão com Deus e com os irmãos no carisma Viva Chama.

*        Chama da Palavra.
*        Chama da Missa.
*        Chama do Terço.
*        Chama da confissão.
*        Chama do Elo.

*        A chama da palavra consiste na leitura orante da bíblia todos os dias, o que deve fazer parte de nossas vidas, assim como um alimento devemos todos os dias saboreá-la, digeri-la, e assimilar aquilo que Deus nos fala através dela. Não basta somente acompanhar a liturgia diária, devemos escolher um horário e um bom lugar para dedicarmos totalmente ao Senhor, suplicar lhe o Espirito Santo, ler e reler, entender o sentido de cada palavra. Para isso existem vários auxílios na internet e em livros como “A bíblia no meu dia-dia”, também a prática da lectio divina, facilmente encontrada em sites católicos, o próprio estudo bíblico disponível também na internet. Não importa o método e sim o seu contato diário com Deus através de suas palavras e o direcionamento do Espirito Santo em sua vida.

OBS: Para os materiais, conteúdos e livros retirados da internet, devemos checar a fonte e a devida origem para que não sejamos orientados por conteúdos não aprovados pela igreja católica. 

*        A chama da missa é uma chama acesa na nossa vida e missão, a eucaristia sustenta a nossa vocação “...Fazei isto em memória de mim” (Lc 22,17-20). Obedecendo a Cristo nos unimos a ele que se faz humilde e adentra o nosso corpo corruptível pelo pecado, purificando, ungindo, e nutrindo o chamado de Deus em nossas vidas. A chama da eucaristia deve ser acesa todos os Domingos, dia do Senhor, obedecendo também ao mandamento da santa igreja.

*        Chama do terço. O terço não é uma oração simples e repetitiva e sim um grande auxilio do Cristão. Rezando o terço acompanhamos o mistério da morte e ressurreição de Cristo, a cada mistério rezado as dez, Ave Maria, nos recordam a cumprir os Dez mandamentos. Para manter esta chama acesa precisamos rezar o terço no mínimo duas vezes ao dia no horário que for conveniente.

Por que devemos dar graças a Maria? Porque ela foi a mãe de nosso Senhor Jesus Cristo e também é nossa mãe (Jo 19,26-27), “sacrário da santíssima trindade” (oficio de nossa Senhora), exemplo de mulher perseverante e fiel a vontade de Deus (Lc 1, 46-56 – magnicat), Discípula que seguiu Jesus até a cruz (Jo 19,25). Assunta ao céu Maria nos dá assistência rezando por nós, suplicando ao seu filho Jesus, a nossa redenção. Qual o filho que não atende uma suplica de sua mãe?

*        Chama da confissão, “justificados pela fé, estamos em paz com Deus por nosso Senhor Jesus Cristo” (Rm 5,1).  Na confissão, através do Espirito Santo e da sua vida de santidade dedicada inteiramente a Cristo, ungido pelo Senhor através dos Bispos da santa igreja, o sacerdote se configura a Cristo. E a ele por imposição da graça divina é dado o Don e a autoridade de perdoar os pecados em nome de Jesus Cristo nosso Senhor. Sabemos que o pecado leva a morte, sabemos também que a partir de hoje assumimos o compromisso de sermos servos do Senhor. “Que o pecado não reine mais em vosso corpo mortal, levando-vos a obedecer as suas paixões. Não ofereçais mais vossos membros ao pecado como armas de injustiça. Pelo contrário, oferecei-vos a Deus como pessoas que passaram da morte para vida, e ponde vossos membros a serviço de Deus como armas de justiça” (Rm 6,12-13). A partir do compromisso assumido com Deus o membro da comunidade Viva Chama é convidado a confessar-se ao menos uma vez por mês ou sempre que necessário. A confissão mensal se faz necessária, pois, como já vimos vivemos em meio a um combate espiritual e nele o inimigo vai tentar contra nossas fraquezas. Por isso revestidos da misericórdia de Deus estaremos mais preparados para anunciar a boa nova a todo o mundo (Mc 16,15).

*        Chama do Elo, chama da união comunitária onde ao meio dia toda Comunidade Viva Chama está unida rezando junto o Ângelus. A oração do ângelus de nossa Senhora também é rezada por varias outras congregações, também os sacerdotes, padres bispos e o Papa rezam juntos ao meio dia esta oração mariana com o intuito de unir a igreja em todo mundo.

A Chama do Elo, nome que adotamos para a oração do ângelus na Comunidade Viva Chama, é rezada sempre ao meio dia (12hs). Consiste na oração de um Pai Nosso, três Ave Maria, com as respectivas jaculatórias: O Anjo anunciou a Maria e ela concebeu do Espirito Santo – Reza-se a 1º Ave Maria. Eis aqui a serva do Senhor faça-se em mim segundo a tua palavra – reza-se a 2º Ave Maria. E o verbo divino se fez carne e habitou entre nós – reza-se a 3º ave Maria. E por fim um glória – Glória ao Pai, ao Filho e ao Espirito Santo, como era no principio agora e sempre amém.

O fiel cumprimento das cinco chamas conduzirá o membro á comunhão com os irmãos e com o carisma de fundação da obra viva chama. Dessa forma dizemos “Sim” ao projeto de Deus para esta comunidade e levaremos o nome de Jesus aos confins da terra. Acenderemos a chama do mundo que o pecado insiste em apagar.

Formação Viva Chama - João Paulo Ribeiro; Membro da Comunidade Viva Chama

Comentários