CONSTRUINDO A VIDA COMO BONS DISCÍPULOS.



Um bom engenheiro sabe que precisa de muitos cálculos para edificar uma obra, ele precisa estar atento a planta mestra que lhe indica como se dará a construção e assim seguir todos os passos que ali indica para que a obra seja edificada. Ele também sabe que tem que ser fiel aquilo que o orienta.
O cristão deve seguir fielmente o exemplo de Cristo, através dele vamos construindo nossas vidas, é em Jesus que devemos colocar nossos alicerces. Para isso precisamos ir além da matemática e do que está escrito, pondo em prática todos os projetos e indicações que Deus nos revela. Quando bem edificada, sua vida se torna exemplo e através dele a obra de Cristo cresce e dá mais frutos.
A construção da vida nunca termina sempre estamos expandindo, e o mais importante é que devemos realizar reformas constantes com o intuito de manter a obra de pé, firme e forte. Devemos cuidar das pequenas rachaduras enquanto elas ainda não prejudicam a estrutura. O pecado começa pequeno e se você não cuida de se reconciliar ele se acumula a outros e logo leva a casa a ruína.  É preciso ser sensato e por em prática todas as atitudes que estão escritas em nossa planta base que é a bíblia, a sagrada escritura.
 “...quem ouve estas minhas palavras e as põe em prática é como um homem sensato, que construiu sua casa sobre a rocha. Caiu a chuva, vieram as enchentes, sopraram os ventos e investiram contra aquela casa; ela, porém, não caiu, porque estava edificada na rocha.” (Mt 7,24-25).
A prática da palavra consiste basicamente em nos abrir a graça de Deus e renunciar o pecado a cada dia. É preciso estar atento, pois, muitas vezes o pecado é como aquelas pequenas rachaduras que são insignificantes, sozinhas, mas que quando se acumulam são capazes de derrubar sua casa.
A bíblia é a melhor base para nossas estruturas, e Deus é o melhor engenheiro que envia o seu mestre de obras preferido para nos orientar e cuidar das nossas estruturas, nos mantendo de pé para a vida eterna.
É na intimidade com o mestre “Jesus” que somos fortes. É através das sagradas escrituras que devemos construir o nosso dia a dia, e além de conhecê-las precisamos praticá-las.
Assim o mestre nos adverte: “...aquele que ouve as minhas palavras e não as põe em prática é semelhante a um homem insensato, que construiu sua casa na areia. Caiu a chuva, vieram as enchentes, sopraram os ventos e investiram contra aquela casa; ela caiu e grande foi a sua ruína” (Mt 7,26-27).  


João Paulo Ribeiro, Comunicação Viva Chama.

Comentários