A Fé


Tendo em vista O Ano da Fé que estamos vivenciando, senti-me na responsabilidade de partilhar com todos os meus amigos, algo que o Senhor quer nos transmitir, através da imagem do nosso primeiro papa,  Pedro: “Tranquilizai-vos, não tenhais medo, sou Eu!... e disse a  Pedro: “Vem”. Pedro saiu da barca e caminhava sobre as águas ao encontro de Jesus. Mas redobrando a violência do  vento teve medo e, começou a afundar. Gritou:   ‘Senhor,  salva-me, pois estou perecendo’.  No mesmo instante, Jesus estendeu-lhe a Mão, segurou-o e disse:  ‘Homem de pouca Fé, por que Duvidaste... O vento cessou. Então, os que estavam na barca prostraram-se diante d’Ele e disseram:   ‘Tu és verdadeiramente o Filho de Deus”(MT 14, 27b. 29-32).
Em primeira instância é preciso perceber que Pedro passa por uma provação, que provoca uma decisão: ir ao encontro do Senhor. O Senhor nos mostra através desta passagem  que muitas vezes a nossa fé  encontra-se  abalada porque não confiamos plenamente  Nele.  Enquanto Pedro fitava os olhos em Jesus, caminhava sobre as águas, mas, ao desviar o seu olhar, começou a  afundar.  Quantas vezes em nossa vida não acontece uma situação assim semelhante? Quantas vezes estamos indo bem, mas quando percebemos que são os nossos pés que caminham sobre as águas, esquecemos que é pela graça de Deus que estamos assim e nos achamos autossuficientes, aponto de tirar os olhos do Senhor e desabar no fundo do mar, do mar da vida.
Quando estamos caminhando com o Senhor  e os nossos olhos estão fixos Nele, o nosso caminho é o da salvação que nos conduz ao Pai. Por maiores que sejam as  tempestades  e tribulações  pelas quais passamos em nossa vida, o Senhor está conosco, não nos abandona. Pois como diz São João: quem permanece em Deus, Deus permanece nele (1Jo 4,13).  Sabemos  que a nossa confiança está depositada  Naquele que tudo pode e  faz. Assim, como Ele mandou o vento cessar, as águas se acalmarem, Ele pode acabar com as ondas furiosas, tempestades e sofrimentos de nossas vidas. Diante de Jesus toda a tempestade se cala. Para isso acontecer basta acreditar e ter fé. Diante de todo sofrimento nada melhor do que o Salmo 23, quando diz: “ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte eu não temerei, pois sei que o Senhor está comigo”. 
Em alguns momentos de nossa vida nos sentimos assim, sem fé, porque não direcionamos o nosso olhar para o Senhor.  Esquecemo-nos do principal, só Ele é que nos dá a direção e o caminho pelo qual devemos seguir. Os que confiam no Senhor podem até duvidar, afundar, mas ao dizer: “Salva-me”, o Senhor estenderá as suas mãos e o erguerá, assim como fez com Pedro.  Pois a dignidade do cristão não está em nunca cair, mas sim, no sempre levantar. Como já dizia Santa Terezinha: “A cada dia eu caio e a cada dia o Senhor me levanta”.
Muitas vezes nos deparamos com alguma situação difícil, em que a nossa vida é transformada completamente, sem que esperássemos que acontecesse, parecendo que a vida acabou e que  os problemas não tem solução, que fomos abandonados a nossa própria sorte e perguntamos ao Senhor para quê tudo isto está acontecendo? Diante de muitas situações assim é preciso confiar no que São Paulo já nos alertou: “Deus não nos dá provações que nós não conseguimos suportar” (1 Co 10.13).
O Senhor  permite que passemos por algumas adversidades em nossa vida para que possamos chegar mais perto Dele, buscarmos Nele e nos irmãos a fortaleza que precisamos. Não sabemos quais são os seus designíos, mas devemos ter a consciência que Ele tem um plano para cada um de nós e que em todas as situações, por mais difíceis que  sejam, sempre há uma mão de Deus. Precisamos enxergar a presença de Deus em todos os momentos.
Por maiores que sejam  as suas aflições, dificuldades nada poderá abalar a  fé de um verdadeiro cristão. “Sei em quem pus minha fé” (2 Tm 1,12). Assim são os que põem a sua confiança no Senhor,  não se desesperem. Ao invés de murmurarem, louvem ao Senhor em todos os momentos,  porque sabemos que a sua vitória é certa,   sabemos que o choro pode durar uma noite, mas que a alegria virá pela manhã, com o despertar de mais um dia, pois temos um Deus que pode realizar os impossíveis em nossas vidas. “Os sofrimentos desta vida não tem proporção alguma com a glória que é nos prometida no céu”  (Rm 8, 18). Entrega-te a Ele e tudo o mais Ele fará. Como a canção Católica de Eliana Ribeiro: Nada poderá me abalar, nada poderá me derrotar, pois minha força e vitória tem um nome e é Jesus.
Nos momentos felizes , louve a Deus! Nos momentos difíceis, busque a Deus! Nos momentos silenciosos, adore a Deus! Nos momentos dolorosos, confie em Deus! A cada momento, agradeça a Deus! “Regozijai-vos sempre” (1Ts 5:16).
 Que neste Ano da Fé  possamos ser obedientes ao nosso Santo Padre, o Papa Bento, que com tanto amor suplica aos seus filhos para que todos conheçam cada vez mais Aquele que por amor se entregou por nós.  
Faz-se necessário terminar esta reflexão com as palavras do Santo Padre, nesta última catequese do dia 17-10-12:
Ter fé no Senhor não é um fato que interessa somente à nossa inteligência, a área do saber intelectual, mas é uma mudança que envolve a vida, todos nós mesmos: sentimento, coração, inteligência, vontade, corporeidade, emoções, razões humanas.
A fé em um Deus que é amor, e que se fez próximo ao homem encarnando-se e doando-se a si próprio na cruz para salvar-nos e reabrir-nos as portas do Céu, indica de modo luminoso que somente o amor é a plenitude do homem... (Ver integra da Catequese de Bento XVI - http://blogvivachama.blogspot.com.br/2012/10/eu-creio-em-deus.html) 
Também hoje precisamos que o Credo seja melhor conhecido, compreendido e pregado. Sobretudo é importante que o Credo seja, por assim dizer, “reconhecido”. 
Possa o caminho que iremos fazer neste ano fazer-nos crescer todos na fé e no amor a Cristo, para que aprendamos a viver, na escolha e nas ações cotidianas, a vida boa e bela do Evangelho. Obrigado.

Vivamos a nossa Fé! Deus abençoe a todos.

Maria do Socorro Mangabeira – Comunidade Viva Chama.


Comentários