"Ninguem tem maior amor do que aquele que deu a vida pelos seus amigos"

Já não vos chamo de servos, porque o servo não sabe o que faz o seu Senhor. Mas vos chamo de amigos, pois vos dei a conhecer tudo quanto ouvi de meu Pai (Jo 15,15).

Jesus nos mostra nesta passagem que Ele não nos quer apenas para  trabalhar, servir. Vai muito, além disso. Nós seremos seus amigos se, de fato, e verdadeiramente, abrirmos o nosso coração, a nossa vida e entregarmos tudo a Ele, pois uma coisa é trabalhar, servir (porque se pode querer um pagamento); outra é se doar (entregar-se totalmente). Desse modo, conheceremos  o que o pai  nos quer  revelar através do seu filho.
Temos presente em nossas vidas muitas pessoas que nos relacionamos e que   temos muitas afinidades e,  desse modo, nos tornamos amigos  a  ponto  de abrirmos o nosso coração, de serem os nossos confidentes. Colocamos quase sempre a nossa confiança nestas  pessoas, o que não é ruim, mas sabemos que um dia, por serem seres humanos e falhos, podem simplesmente não ser tão recíprocos como desejamos. Por isso, não esqueçamos que todos nós, somos seres humanos e como tal  somos propícios a falhas, erros, decepções e traições principalmente nos relacionamentos de amizades. Mas lembremos de que a dignidade do cristão não está na queda, e sim, no reerguimento, que muitas das vezes deve partir dos amigos.
 O Senhor  nos mostra que somente Ele é o nosso verdadeiro amigo que não nos decepciona, que abre o seu coração e derrama todo o seu amor. “Jesus  é o caminho, a verdade e a vida” (Jo 14,6), e se acreditarmos nisto estaremos sendo guiados e conduzidos por Ele.
Jesus, durante todo o tempo em que esteve com os  discípulos  mostrou a sua humildade, generosidade e amizade. Veio  para servir e não para ser servido  e só um verdadeiro amigo que se doa por amor. Então, como pode um Deus tão grande  assim se fazer tão pequeno? Só há uma explicação para isso: é o amor que Ele tem por cada um de nós.
O Senhor não quer que tenhamos com Ele um relacionamento de patrão/servos, pois o patrão não dar a entender o que faz o seu Senhor. Ele  quer  muito mais, quer caminhar conosco, no nosso dia-dia, e nos mostrar o que devemos fazer, que caminho seguir, nos orientar pela ação do seu Espírito Santo. Sendo seus amigos estaremos compartilhando as nossas  alegrias e tristezas com a pessoa certa.
Jesus quer que  contemos com Ele,  e sendo nosso amigo nunca nos decepcionará. A porta do seu coração estará sempre aberta para nos receber, temos  verdadeiramente um amigo em quem podemos confiar. Como diz a oração das completas, rezada por alguns leigos, pelos sacerdotes, religiosos e seminaristas: “Senhor, em vossas mãos eu entrego o meu espírito”. Ser amigo é entregar o espírito naquele que nos conhece melhor do que nós mesmos.
            É esta amizade verdadeira que irá preencher o vazio do nosso coração. “Não preenchei os vossos corações com coisas supérfluas, que aumenta mais e mais o vazio de nossas vidas.”
Um verdadeiro amigo dá a sua vida pelo outro, e foi isso que Jesus fez ao se dar numa cruz por nós  pecadores. Derramou até a última gota do seu precioso sangue em expiação por nossos pecados, para nos dizer que não estamos sozinhos, que Ele caminha conosco, que  o que fez por nós não tem preço e que faria tudo novamente se preciso fosse.
Será que neste mundo materialista, egocêntrico, que predomina o hedonismo (doutrina que valoriza somente o prazer) e cada vez mais competitivo, podemos dizer que temos amigos? Poderemos até ter, porque o Senhor mesmo nos diz em sua palavra que deveremos caminhar uns com os outros. Mas saibamos  que deveremos  reconhecer que as verdadeiras amizades são aquelas que nos  fazem  crescer como filhos de Deus, e que nos  levam a uma vida de santidade em Cristo Jesus. Ser amigo é levar o outro ao Céu.
Quando assumirmos Jesus como nosso amigo, Senhor das nossas vidas e depositarmos Nele toda a nossa confiança, nos tornaremos seus amigos de todos os momentos, de alegrias e tristeza.
Foi tão bonito quando o Cardeal Ioseph Ratzinguer – hoje o papa Bento XVI, disse em sua homília abrindo o conclave que o escolheria papa: “Obrigado, Senhor, pela tua amizade.” Um Senhor de 80 anos pode agradecer a Deus pela sua amizade.
Comemoramos recentemente o dia do amigo, mandamos mensagens, e-mails para todas as pessoas que gostamos, e será que paramos alguns minutos para  agradecermos  ao Senhor por Ele ser o nosso verdadeiro amigo? De se deixar encontrar quando precisarmos Dele? Quem descobriu um amigo, descobriu um tesouro. Temos o maior de todos os tesouros: Jesus Cristo.
Socorro Mangabeira Comunidade Viva Chama




Comentários