"Viver uma vida a partir da esperança”

Catequese de Bento XVI

“Eu sou a Ressurreição e a Vida. Quem crê em mim, mesmo morrendo, viverá: e todo aquele que vive e crê em mim não morrerá jamais’ (Jo 11,25-26)”.

Bento XVI na ultima audiência nos ensina que somente o amor que sustenta a fé viva em nosso Senhor, aquele que venceu a morte, nos dá a segurança da vida eterna.

Segundo o Papa, precisamos diante da realidade da morte renovar a fé na vida eterna. O santo padre nos convida a uma reflexão e nela enxergarmos que depois da morte existe um Deus que nos espera e nos ama. Somos suas criaturas moldadas para a vida eterna segundo o seu grande amor:

Pensemos um momento na cena do Calvário e voltemos a escutar as palavras de Jesus, do alto da cruz, voltadas ao ladrão crucificado à sua direita: “Em verdade te digo: ainda hoje estarás comigo no Paraíso” (Lc 23,43). Pensemos nos dois discípulos a caminho de Emaús, quando, depois de andarem um trecho com Jesus Ressuscitado, eles o reconhecem e partem sem duvidar de volta a Jerusalém, para anunciar a Ressurreição do Senhor (cf. Lc 24,13-35). Voltam à nossa mente as palavras do Mestre com renovada clareza: “Não se perturbe o vosso coração, tende fé em Deus e tende fé em mim. Na casa do meu Pai há muitas moradas. Se não, eu não vos teria dito: 'Vou preparar-vos um lugar’” (Jo 14, 1-2).

Fé, é através dela que temos a certeza de que não estamos sozinhos e nem fomos criados para um fim determinado, existe sim um Deus que nos ama e nos espera. E com essa certeza continuamos nossa caminhada superando a vida mortal com os olhos fixos na eternidade que nos foi prometida.

Cristo nos sustenta por meio da noite da morte que Ele mesmo atravessou; é o Bom Pastor, sob cuja guia podemos nos confiar sem temor, já que Ele conhece bem o caminho, também atravessou a escuridão. Cada domingo, recitando o Credo, reafirmamos esta verdade. E, ao visitar os cemitérios para rezar com carinho e amor pelos nossos defuntos, somos convidados, mais uma vez, a renovar com coragem e força a nossa fé na vida eterna; e mais ainda: a viver com esta grande esperança e a dar testemunho dela ao mundo: depois do presente, não está o nada. E precisamente a fé na vida eterna dá ao cristão a coragem para amar ainda mais intensamente esta nossa terra e trabalhar para construir-lhe um futuro, para dar-lhe uma esperança verdadeira e segura (Bento XVI).


Texto completo da catequese de Bento XVI>>> http://www.zenit.org/article-29169?l=portuguese



João Paulo Ribeiro, Comunicação Viva Chama.

Comentários