Mês Vocacional



Neste mês que se encerra conhecemos e vivenciamos as mais variadas vocações, o chamado particular que Deus faz a cada um de nós. Vivenciamos no mês de agosto as vocações ao Sacerdócio, a Família, a Vida Religiosa e a Vida Consagrada do Leigo.  
Ser Padre não é uma tarefa fácil, é deixar tudo é entregar-se completamente nas mãos do Senhor. Esta vocação pede força e muita fé, o padre é sinal de Deus. O Casamento simboliza a família que não é simplesmente uma instituição humana, vem de Deus. O matrimônio é a confirmação e o anúncio de que daí em diante será ele, um sinal eficaz da presença de Cristo formando assim uma família. Os Religiosos, são chamados a entrega total a cristo, segui-lo mais de perto e doar-se a Deus acima de tudo, procurando assim alcançar a perfeição que vem de cristo.  E por fim, celebramos a vocação dos Leigos, como toda vocação cristã é também por natureza um chamado ao apostolado. O Senhor envia a todo instante trabalhadores para sua messe. Neste ultimo domingo celebramos o Leigo na pessoa do catequista que forma e direciona o futuro da Igreja.
Todas estas vocações vem da escuta e obediência á vontade Divina e requer a cada dia um aprendizado. Desvendar na pessoa de Cristo todo desígnio de Deus e nele se realizar. O chamado é para todos e cabe a cada um entregar-se totalmente a vontade de Deus.
Assim Jeremias se entregou a missão profética. “Tu me seduziste, Senhor, e eu me deixei seduzir, foste mais forte do que eu e venceste.” (Jr 20,7)
Não é fácil deixar bens e privilégios, mas é fundamental abandonaras maneiras velhas de pensar e agir, para seguir o evangelho.
“Se alguém quer me seguir tome a sua cruz e me siga. Pois quem quiser salvar a sua vida vai perde-la, mas quem perde a sua vida por causa de mim e da Boa Noticia, vai salva-la.” (Mc 8,34-35).

Cicera de Matos, Comunicação Viva Chama.

Comentários