D. Manoel dos Reis de Farias, 7º Bispo da diocese de Petrolina


Em primeiro de Outubro tomara posse em Petrolina como 7º Bispo de nossa diocese, Manoel dos Reis de Farias. Pernambucano de Orobó, nasceu em 23 de Abril do ano de 1964. Filho de Severino Francisco Alves  e de Dona Josefa, falecida ainda em sua infância. Criado pela avó Bevenuta, também conhecida por Dona Duta, Manoel sempre se destacou em seus estudos, apesar da dura jornada de homem do campo. Aos 12 anos sentiu o chamado a vocação sacerdotal. Tinha o incentivo de sua professora de religião, Dona Judite que possuía um grande anseio de ver um dos seus alunos seguir a vocação sacerdotal.
Estudou o primeiro e segundo grau no Colégio Pio XII dos Irmãos Maristas em Surubim PE, aos 17 anos ingressou no seminário. Manoel tinha claro no coração o chamado por Deus ao sacerdócio, já estava decidido sobre o seu futuro. Os seus estudos filosóficos aconteceram no Instituto Estrela Missionária em Nova Iguaçu, Rio de Janeiro, os teológicos na Escola Teológica do Mosteiro de São Bento em Olinda Pernambuco.
Sua ordenação diaconal aconteceu em 06 de janeiro de 1982. Exatamente um ano depois,  recebeu o presbiterato em Nazaré da Mata Pernambuco. É também formado em Direito Canônico, pelo Instituto Superior do Rio de Janeiro, instituição filiada à Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.
Em Pernambuco, exerceu os cargos de: reitor da Casa de Formação dos Seminaristas da Diocese de Nazaré (1985-1986), Vice-Reitor do Seminário Arquidiocesano de Olinda e Recife (1987), pároco de São Sebastião, em Machados (1988-1990), Pároco do Divino Espírito Santo em Paudálho, Diretor Espiritual dos seminaristas maiores da Diocese de Nazaré (1990 até novembro de 2001) e membro do Conselho Presbiteral e do Colégio de Consultores da Diocese de Nazaré.
Em 08 de agosto de 2001 o Papa João Paulo II convocou-o para o episcopado, nomeando-o bispo de Patos na Paraíba. Lá ele substituiu o bispo D. Gerardo Andrade Ponte, o quinto bispo de Petrolina. A sagração de Dom Manoel dos Reis de Farias foi presidida pelo Bispo Jorge Tobias de Freitas. A sua Posse como Pastor Diocesano de Patos aconteceu em primeiro de dezembro de 2001. Em solenidade grandiosa D. Manoel recebeu o governo da diocese de D. Gerardo Andrade Ponte.
 D. Manoel conquistou o povo paraibano com o seu jeito simples e amigo de ser. No desejo de estar sempre em contato com seu povo durante o seu episcopado, conquistou a rádio Espinhara AM e FM. Preocupado com o alto consumo de drogas, por jovens da região, incentivou a instalação da Fazenda Esperança, fundada por Frei Hans Stapel e Nelson Rosendo contando com o apoio do governo paraibano.
A formação dos sacerdotes também marcou a sua ação episcopal, tendo ordenado mais de quinze jovens, durante o seu episcopado. O aumento do número de padres possibilitou a criação de mais de 15 paróquias. Além de padres o bispo ordenou também diáconos permanentes. Com sua simplicidade e modo pacato de proceder vem cativando um lugar de destaque no coração dos sertanejos.
Agora chega a vez dos sertanejos do Vale do São Francisco serem abençoados pela unção proferida por Deus a Dom Manoel. Petrolina o espera para que juntos através da nossa fé, possamos acompanhar os passos do nosso representante, sucessor dos apóstolos de Cristo.



Comentários