Catequese de Bento XVI: Meditação


Nesta quarta feira Bento XVI, nos convida a mergulhar na nossa caminhada de fé. Com o auxilio da virgem Maria tão festejada nos últimos dias, o Santo padre nos orienta na nossa vida de oração. Na catequese desta semana o Papa apresenta a importância do contato com Deus através da Meditação.
A Meditação segundo Bento XVI é a reflexão sobre o que Deus fez e faz em nossas vidas, como a sua mão poderosa influência a nossa caminhada.
“Normalmente vemos somente as coisas negativas; devemos ter em nossa memória também as coisas positivas, os dons que Deus nos deu, sermos atentos aos sinais positivos que vêm de Deus e recordar disso (Bento XVI).
O Papa citando o evangelista Lucas, diz que ninguém melhor do que Maria para nos ensinar como estar em intimidade com Deus, ligando diretamente os nossos corações ao Dele. Maria, “conservava todas aquelas palavras, meditando-as no seu coração” (2,19; cfr 2,51b). Vale não esquecer que ela é atenta a todo aquilo que o Senhor lhe disse e fez, e meditava, isto é, tinha contato com diversas coisas, aprofundando-as em seu coração.  (Bento XVI).
O exemplo da mãe gloriosa do Senhor serve para nos aprofundar cada vez mais em nossa vida de oração, é preciso valorizar o contato com Deus, deixar de lado a correria do mundo atual para estar diante do Senhor, e no seu silêncio contemplar o maravilhoso dom da fé e da esperança que vem de Deus.
“Assim, dia após dia, no silêncio da vida cotidiana, Maria continuou a acolher em seu coração os sucessivos eventos admiráveis dos quais ela era testemunha, até a prova extrema da Cruz e a alegria da Ressurreição... Maria nos ensina o quanto é necessário encontrar nas nossas jornadas, com todas as atividades, momentos para nos recolhermos em silêncio meditar sobre quanto o Senhor nos quer ensinar, sobre como está presente e age no mundo e na nossa vida: ser capaz de parar um momento e meditar” (Bento XVI).
Concluindo a catequese o papa nos convida a se entregar plenamente ao projeto que Deus tem para as vidas de cada um de nós, estando sempre em seu amparo e ligados diretamente a Ele através da nossa oração. Confiando e seguindo a sua divina vontade.
“Por fim, é justamente este o objetivo da meditação: nos colocar sempre mais nas mãos de Deus, com confiança e amor, certos que somente no fazer a Sua vontade seremos por fim realmente felizes” (Bento XVI).
Ao final da catequese o Papa dirigiu sua saudação aos fiéis de língua portuguesa: Amados peregrinos de língua portuguesa, sede bem-vindos! Saúdo com grande afeto e alegria todos os que vieram com o desejo de encontrar o Sucessor de Pedro. Desça a minha bênção sobre vós, vossas famílias e comunidades. Obrigado!” 



Confira, na íntegra o texto escrito da catequese do Santo Padre: http://noticias.cancaonova.com/noticia.php?id=283097


João Paulo Ribeiro; Comunicação Viva Chama

Comentários