O Filho do Homem vai morrer, conforme a Escritura fala a seu respeito.

Jesus era considerado ameaça ao poder politico, por isso as autoridades não fizeram esforços para entender sua missão, pelo contrário, o condenou a morte.

“Mas a vida de Jesus não termina na morte. O filho do homem ressuscitou no terceiro dia após sua crucificação”.

Tendo passado por toda a flagelação, sofrimento e morte. Jesus surge glorioso e reassumindo o seu lugar a direita de Deus Pai. Não só Jesus passa pelo o mistério da paixão, morte e ressurreição, mas todo o povo celebra e vive esse mistério.

Assim quando falamos de páscoa estamos nos referindo a passagem de Jesus. Na quinta-feira santa celebramos o mistério da Instituição da Eucaristia. Na véspera de sua paixão, quando ainda estava em liberdade, Jesus fez desta ultima ceia com seus apóstolos o memorial de sua oferta voluntária ao pai, pela a salvação dos homens.

“Isto é o meu corpo que é dado por vós (Lucas 22,19)”.

“Isto é o meu sangue, o sangue da aliança, que é derramado por muitos para a remissão dos pecados (Mateus 26,28)”.

Tendo amado os seus, Jesus lavou os pés dos discípulos e deu-lhes o mandamento do amor. “Eu vos dei o exemplo”. Disse Jesus, para que assim como eu fiz, façais também vós. (João 13, 15).

Jesus recebe a sentença de morte na Sexta-Feira da Paixão. Ele sai toma a sua cruz e percorre toda a Via Sacra (via dolorosa) até o lugar da sua crucificação.

No calvário, faz o último despojamento de si mesmo. Tudo foi cumprido com fiel obediência. A vida de Jesus acaba de ser ofertado em favor de toda humanidade. A redenção deixou de ser promessa e tornou-se um ato. Nossa comunhão com Deus, antes quebrada pelo pecado, acaba de ser restabelecida pelo sangue derramado de Jesus.

No sábado de Aleluia é tempo de contemplação e espera da vitória do Senhor sobre a morte.

O grande acontecimento da madrugada do primeiro dia (domingo) foi a descoberta do sepulcro vazio. Jesus prova que a morte não é o fim e que Ele é verdadeiramente o filho de Deus.

Se morrermos com Cristo, cremos que também viveremos com Ele (Romanos 6,8).

Comunidade Viva Chama.

www.blogvivachama.blogspot.com

Comentários