Reflexão...

Um homem muito bom e piedoso morreu. Ele acreditava levar tantos méritos em sua “caixa econômica” que imaginou ser recebido no céu, por coros angélicos, e que os anjos iriam colocar uma grinalda em sua cabeça.
Não obstante, São Pedro abriu apenas a metade da porta e logo o advertiu que seria necessário somar 1000 pontos para poder entrar no céu.
Aquele cristão achando fácil a tarefa começou a apresentar seus méritos para preencher a cota:
- “Sempre fui á missa”. 2 pontos, anotou São Pedro.
- “Ajudei os pobres”. 3 pontos, tens cinco! Afirmou o santo.
- “Lia a bíblia todos os dias”. 1 ponto. São 6.
- “Pregava nos finais de semana”. Mais 1 ponto: 7, somou São Pedro.
- “Fui marido e nunca fui infiel à minha esposa”. 1 ponto, porque fizeste apenas o que deveria fazer!
Após um silêncio de reflexão, acrescentou o homem:
- “Pagava todas as contas e impostos em dia” . 3 pontos, comentou admirado São Pedro. Porque isso quase ninguém o faz, já tens 11 pontos. Apenas 11!
Aquele homem começou a transpirar, pois não encontrava mais méritos e tinha apenas 11 pontos. Então, com um profundo silêncio, suspirou e de cabeça baixa, exclamou:
-“Creio que a esta altura, vou precisar da misericórdia divina!”
-“ Pronto! 1000 pontos, exclamou São Pedro e abriu-lhe aporta.
Conclui se então, que é impossível salvar se pelas meras forças humanas. E devemos aceitar que a Salvação é gratuita, e também algo difícil, uma vez que optamos por nos gloriar em nossos méritos.
Ef 1, 11-12. “Em Cristo, segundo o propósito daquele que opera tudo de acordo com a decisão de sua vontade, fomos feitos seus herdeiros, pré-destinados a ser, para louvor da sua glória, os primeiros a por em Cristo nossa esperança.”
Fl 2,6-8. – “Ele, existindo em forma divina, não se apegou ao ser igual a Deus, mas despojou-se, assumindo a forma de escravo e tornando-se semelhante ao ser humano. E encontrado - se em aspecto humano, humilhou – se, fazendo - se obediente até a morte - e morte de Cruz!”  

Comentários