19 de outubro, aniversário do nosso Bispo.

Nosso Querido Bispo diocesano , Dom Frei Paulo Cardoso, pernambucano de Caruaru nascido a 19 de outubro de 1934. Foi seu pai Antônio Cardoso da Silva e mãe, Antônia Maria de Melo. Foi batizado em 30 de outubro de 1934.
Animado pelo convite de um frade Carmelita que visitou a casa de seus pais, entrou na Ordem do Carmelo juntamente com o seu irmão, D. José Cardoso da Silva. Na Congregação emitiu profissão simples aos 13 de fevereiro de 1955 e solene em 22 de fevereiro de 1958. Aos 11 de dezembro de 1960 foi ordenado sacerdote. De 1981 a 1984 administrou a Ordem no cargo de Provincial. Os estudos superiores incluem Filosofia, Teologia, Sociologia, Mestrado em Ciências Sociais (Universidade Gregoriana de Roma). 
Em Camocim de S. Félix, da diocese de Caruaru, desenvolveu trabalhos, sobretudo na área da educação. Lá fundou o Colégio Monte Carmelo (01.10.1963), exerceu o cargo de Prior do Convento do Carmo entre 1963 e 1985 e de Vigário de Camocim de 1972 a 1979; fundou, em 1971, uma escola de alfabetização de adultos que funcionava na Casa Paroquial e em outros 51 núcleos; lecionou na FAFICA e no ITER.
Foi empossado no governo da Diocese de Petrolina em solenidade realizada em primeiro de maio de 1985 quando lhe passou o poder o Bispo Emérito da Diocese e, então, Administrador Apostólico D. Gerardo Andrade Ponte. A missa de posse contou com a presença de representantes da comunidade diocesana e do clero; de bispos do regional Nordeste II, de Juazeiro da Bahia, de amigos, parentes, confrades e outros fiéis.
Ao longo dos vinte cinco anos de episcopado a ação pastoral de D. Paulo sublinhou, sem descuidar de outras, duas dimensões essenciais da vida da Igreja, aliás, muito atuais: a missionária e a vocacional. Isto está presente numa constante conscientização sobre a importância da dimensão missionária da evangelização cristã e na necessidade que a Igreja tem de muitos padres e religiosos.
O cuidado em evangelizar e tornar mais missionária a igreja diocesana, levou o bispo a dar presença na vida dos diocesanos através de um grande número de visitas missionárias feitas às áreas rurais e urbanas da diocese.
O trabalho vocacional é feito com confiança, paciência e teimosia, aliás, atitudes que abundam em D. Paulo. As conseqüências disso são positivas em relação ao aumento de padres, pois nos últimos 25 anos foram ordenados mais de vinte. Entre os incontáveis benefícios causados pelo aumento do clero está a possibilidade de atendimentos mais fácil, mais próximos e personalizados.
Quando veste as roupas de bispo prefere uma branca, usada pelos bispos que vão à África em missão. Não impõe, mas orienta os sacerdotes a assumirem uma vida simples, pobre e comunitária.
É possível perceber a felicidade dele quando está no meio do povo humilde. Não é por acaso que foi escolhido como por Deus para ser nosso pastor.
É com muita alegria que comemoramos o seu aniversário. Parabéns Dom Paulo, nosso pastor.

Comentários