É preciso conciliar tempo para trabalho e família, diz Papa

A sala de imprensa da Santa Sé apresentou nesta sexta-feira, 24, a carta enviada pelo Papa Bento XVI ao presidente do Pontifício Conselho para a Família, Cardeal Ennio Antonelli. Na mensagem, o Santo Padre confirmou o VII Encontro Mundial das Famílias, que será realizado entre 30 de maio e 3 de junho de 2012, em Milão, na Itália, e fez uma reflexão sobre o tema do evento: "A Família: o trabalho e a festa”.

“O trabalho e a festa - explicou Bento XVI no documento - estão intimamente relacionados com a vida das famílias, pois condicionam as escolhas, influenciam as relações entre os cônjuges e entre pais e filhos, além de influenciarem nas relações das famílias com a sociedade e a Igreja".

“Nos nossos tempos atuais – disse o Papa -, infelizmente, a organização do trabalho baseada na competição do mercado e do lucro máximo, bem como a utilização das festas como ‘válvulas de escape’ contribuem para a desagregação da estrutura familiar e para o condicionamento de um estilo de vida individualista”.

"Por isso, é necessário promover uma reflexão e um compromisso para conciliar as exigências e os tempos do trabalho com os da família, e recuperar o verdadeiro sentido da festa, especialmente do domingo, páscoa semanal, dia do Senhor e dia do homem, dia da família, da comunidade e da solidariedade".

O Papa escreve que "o próximo Encontro Mundial das Famílias é uma ocasião privilegiada para voltar a expor o trabalho e a festa na perspectiva de uma família unida e aberta à vida, bem integrada na sociedade e na Igreja, atenta contra a qualidade das relações e a economia do núcleo familiar".

Seguidamente o Santo Padre expressa seu desejo de que já no ano 2011 (no 30° aniversário da exortação apostólica ‘Familiaris consortio’ de João Paulo II), "carta magna" da pastoral familiar, comece um itinerário com iniciativas em nível paroquial, diocesano e nacional, com o fim de "destacar as experiências de trabalho e de festa em seus aspectos mais reais e positivos, com especial insistência na incidência sobre a experiência de vida concreta das famílias".

Ao final da carta, o Santo Padre assinala que o VII Encontro Mundial, como os iores, durará cinco dias e culminará no sábado a noite com a ‘Festa dos testemunhos’ e na manhã do domingo com a Missa solene. Nestas duas celebrações, que presidirei, reuniremo-nos como ‘família de famílias’".

Comentando o tema da carta, o Cardeal Antonelli se referiu aos problemas que afetam a família e advertiu que "se privatiza e se reduz a um lugar de afetos e de gratificação individual; não recebe o adequado apoio cultural, jurídico, econômico e político; sofre o oneroso condicionamento de dinâmicas desintegrantes complexas, entre as que têm uma influência significativa a organização do trabalho e o declive da festa ao "tempo livre".

Neste sentido, sublinhou que o tema do Encontro de Milão "pode supor uma importante contribuição à defesa e promoção dos valores humanos autênticos no mundo atual, começando por novos estilos de vida familiar".

Participaram também da coletiva o Bispo Jean Laffitte, Dom Carlos Simón Vázquez e o padre Gianfranco Grieco, respectivamente secretário, subsecretário e chefe de escritório do Pontifício Conselho para a Família; o Bispo Auxiliar de Milão, Dom Erminio Do Scalzi, delegado do Cardeal Arcebispo Dionigi Tettamanzi para a organização do Encontro e Davide Milani, responsável pelas comunicações sociais desta arquidiocese.

CARTA DO SANTO PADRE
Venerável Irmão
Cardeal ENNIO ANTONELLI
Presidente do Pontifício Conselho para a Família
Na conclusão do VI Encontro Mundial das Famílias, que se desenvolveu na Cidade do México em janeiro de 2009, anunciei que o próximo compromisso das famílias católicas do mundo inteiro com o Sucessor de Pedro tomaria lugar em Milão, em 2012, sob o tema: “A Família: o trabalho e a festa”. Desejando agora iniciar a preparação para tal importante evento, tenho prazer em precisar que este, se Deus quiser, se desenvolverá de 30 de maio a 3 de junho, e ao mesmo tempo fornecer algumas indicações mais detalhadas a respeito da temátida e da modalidade de atuação.
O trabalho e a festa estão intimamente relacionados com a vida das famílias: as condicionam as escolhas, influenciam as relações entre os cônjuges e entre pais e filhos, incidem sobre as relações da família com a sociedade e com a Igreja. A Sagrada Escritura (cf. Gn 1-2) nos diz que família, trabalho e dia festivo são dons e bençãos de Deus para ajudar-nos a viver uma existência plenamente humana. A esperiência cotidiana atesta que o desenvolvimento autêntico da pessoa compreende seja a dimensão individual, familiar e comunitária, sejam as atividades e as relações funcionais, como também a abertura à esperança e ao Bem sem limites.
Infelizmente, nos nossos dias, a organização do trabalho, pensada e atuada em função da concorrência de mercado e do máximo lucro, e a concessão da festa como ocasião de evasão e de consumo, contribuem a desregrar a família e a comunidade e a difundir um estilo de vida individualista. Por isso, ocorre promover uma reflexão e um empenho dirigidos a conciliar as exigências e os tempos do trabalho com aqueles da família, e a recuperar o sentido verdadeiro da festa, especialmente do Domingo, páscoa semanal, dia do Senhor e dia do homem, dia da família, da comunidade e da solidariedade.
O próximo Encontro Mundial das Famílias constitui uma ocasião privilegiada para repensar o trabalho e a festa na perspectiva de uma família unida e aberta à vida, bem inserida na sociedade e na Igreja, atenta à qualidade das relações além da economia do próprio núcleo familiar. O evento, por alcançar muitos frutos, não deveria porém permanecer isolado, mas colocar-se dentro de um adequado percurso de preparação eclesial e cultural. Desejo portanto que já no curso do ano 2011, XXX aniversário da Exortação Apostólica Familiaris Consortio, “magna charta” da pastoral familiar, seja empreendido um válido itinerário com iniciativas a nível paroquial, diocesano, nacional objetivando a lançar luzes sobre experiências de trabalho e de festa nos seus aspectos mais verdadeiros e positivos, em particular no que diz respeito à vivência concreta das famílias.
Famílias cristãs e comunidades eclesiais de todo o mundo se sentem por isso interpeladas e implicadas, e se põem solicitamente a caminho rumo a “Milão 2012″.
O VII Encontro Mundial terá, como os anteriores, a duração de cinco dias e culminará no sábado à tarde com a “Festa do Testemunho”, e na manhã do Domingo com a Missa solene. Nestas duas celebrações, presididas por mim, nos veremos todos reunidos como “família de famílias”. O desenvolvimento conjunto do evento será cuidado de modo a harmonizar completamente as várias dimensões: oração comunitária, reflexão teológica e pastoral, momentos de fraternidade e de troca entre as famílias hóspedes com aquelas do território, ressonância midiática.
Por fim, que o Senhor recompense com abundantes favores celestiais a Arquidiocese ambrosiana pela generosa disponibilidade e pelo empenho da organização colocada ao serviço da Igreja Universal e das famílias pertencentes a tantas nações.
Enquanto invoco a intercessão da Santa Família de Nazaré, entregue ao trabalho cotidiano e assídua às celebrações festivas do seu povo, distribuo de coração ao senhor, venerável Irmão, e aos colaboradores a Bênção Apostólica, que com especial afeto estendo de boa vontade a todas as famílias empenhadas na preparação do grande Encontro de Milão.
Castel Gandolfo, 23 de agosto de 2010
BENEDICTUS PP. XVI


Comentários