“Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra!” Lc 1, 26-38


O natal se aproxima, é tempo de alegria, amor e expectativa na vinda do senhor aquele vem para salvar o mundo.
 Somente com a graça do Espírito Santo é possível entender um Deus tão incoerente, enquanto todos esperam um Rei poderoso, forte Opressor dos inimigos, Ele envia um pobre menino. O Senhor envia um Deus, seu próprio filho, mas ninguém o reconhece por tamanha incoerência. E, sem entender, a todo instante colocamos nosso Deus a prova, pedimos sinais e prodígios, queremos enxergar com os olhos a divindade que só se pode ser vista de baixo para cima através da pequenez, da humildade, da pobreza. Deus é incoerente propositalmente para elevar somente os que são dignos da redenção. Por isso os ricos de coração dificilmente chegarão ao céu (Mc 10, 17-24).
Para entender a vontade de Deus é preciso fechar os olhos e acreditar naquilo que não se vê ou é contraditório a nossa realidade. Fé, “A fé consiste exatamente nisso: na antecipação das coisas que se esperam, na prova das realidades que não se veem” (Hb 11,1)
Ser servo De Deus é contrariar a lógica. O mundo nos direciona a um desfiladeiro onde temos apenas a alternativa de ser feliz através de nossos prazeres. Nesse caminho existe um busca desenfreada da “felicidade” que na verdade é uma alegria que é passageira. Quando acaba ficamos frustrados e depressivos, pois, a felicidade prometida através dos prazeres do mundo não é verdadeira.
Assim como Maria surpreendeu o mundo através do seu “Sim” da obediência a vontade de Deus, somos também convidados a seguir contra a corrente e se entregar de coração a um Deus que é menino, pequenino, que tem o coração aberto para derramar graças sob nossas vidas. “Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!” (Lc 1,28). A felicidade que vem de Deus não é passageira é para a eternidade, pois mesmo sob momentos de tristeza profunda e de coração endurecido o Senhor se faz presente ao nosso lado, nos carrega no colo e nos faz fortes. Para acreditar só é preciso ter fé, fechar os olhos para o que real e coerente com o mundo. “Porque para Deus nada é impossível”.



João Paulo Ribeiro; Comunicação Viva Chama.

Comentários