Leigo Consagrado


 “Senhor da messe e pastor do trabalho, faz ressoar em nossos ouvidos o teu forte e suave convite” (Oração Vocacional).
"A vocação cristã é também por natureza um chamado ao apostolado." O Senhor envia a todo instante trabalhadores para sua vinha e ao fim todos receberão o mesmo salário. (Mt 20, 1-16).
A vocação do leigo consagrado é ser discípulo de Jesus, seguindo sempre os seus passos, carregando sua cruz. Como todos os fiéis, os Leigos são chamados ao apostolado desde seu Batismo e Confirmação. Junto com a água que lava os nossos pecados somos ungidos com o santo óleo, e recebemos assim o titulo da nobreza dos filhos de Deus, somos proclamados Rei, profeta e sacerdote.
 “Senhor, que a messe não se perca por falta de operários. Desperta as nossas comunidades para a missão. Ensina a nossa vida a ser serviço” (Oração Vocacional).
Deus é perfeito em tudo que faz, por isso, ele envia os seus escolhidos pra anunciarem as suas bem aventuranças e proclamar o seu amor. Ao seguir Jesus vamos cultivando a vinha do Senhor, multiplicando os dons. Assim como Maria vamos espalhando o nosso carisma e transformando o nosso Sim, multiplicando a nossa fé. 
Ser um Consagrado, é ter o propósito de dizer “Sim” todos os dias para o seguimento de Cristo e dizer “não” todos os dias ao Pecado. Todos nós, Batizados, somos Nobres, de uma família Real, Ungidos pelo Senhor, devemos assim testemunhar a nossa fé, fazendo assim florescer nos nossos irmãos as novas vocações.
O Senhor não para no tempo, portanto, Ele sempre envia trabalhadores para cultivar a sua vinha, isto é, para ensinar o seu povo. 
"Porque, enquanto fazia frutificar os bons costumes do seu povo através dos patriarcas, dos doutores da Lei e dos profetas, e finalmente dos apóstolos, Ele procurava, por assim dizer, que a sua vinha fosse cultivada por intermédio dos seus trabalhadores. Todos aqueles que, a uma fé justa, acrescentaram boas obras, foram os trabalhadores dessa vinha.” (Das Homilias de São Gregório Magno (540-604), papa e doutor da Igreja)


João Paulo Ribeiro, Comunicação Viva Chama.

Comentários