Agosto, Mês Vocacional

O mês de agosto é dedicado às vocações. Neste mês a Igreja celebra a vocação ao ministério ordenado, a vida religiosa consagrada, ao sacramento do matrimonio e a vocação leiga. É um mês voltado para a reflexão e a oração pelas vocações e os ministérios, de forma a pedir a Deus que cada pessoa humana assuma generosamente e viva fielmente a vocação há que a sido chamado.
Instituído em 1981, o Mês Vocacional dedica cada domingo a reflexão e celebração de uma determinada vocação. No primeiro domingo de agosto celebramos o Dia do Padre inspirado pela festa de S. João Maria Vianney, patrono dos sacerdotes, que se celebra no dia 4. O ministério sacerdotal está a serviço de todos os demais serviços na vida Igreja. A pessoa do padre tem um valor muito grande para a comunidade uma vez que a ele foi confiada a missão de evangelizar. O sacerdote age em nome de Cristo e é seu representante dentro daquela comunidade. Ao padre compete ser pastor e pai espiritual para todos sob sua responsabilidade. Pela caridade pastoral, ele deve buscar ser sinal de unidade e contribuir para a edificação e crescimento da comunidade de forma que ela torne-se cada vez mais atuante e verdadeira na vivência do Evangelho.
No segundo domingo celebramos a vocação da família na pessoa do pai. Nesta semana que vai de 14 a 20 se celebra a Semana Nacional da Família. Em tempos de relativismo e perda de valores, a valorização da família é essencial para a sociedade, pois sendo a família uma comunidade de pessoas ela é estrutura sustentadora de todas as vivencias e relações sociais. Celebrar a vocação matrimonial é recordar que este é um caminho muito querido por Deus. Aquele que vive esta vocação é chamado a servir a Deus, em primeiro lugar, amando seu cônjuge e dedicando‑se à criação dos filhos. O serviço à comunidade eclesial, num ministério leigo, ele o cumpre no tempo livre de suas exigências profissionais e familiares. O centro do seu amor e dedicação continua a ser a família.
No terceiro domingo do mês vocacional, a Igreja celebra os religiosos. Ser religioso é ser, acima de tudo, pessoa consagrada a Deus e ao serviço do povo. No nosso caso, como Missionários Scalabrinianos, a serviço do povo migrante. É amando a vida e participando da luta deste povo peregrino em busca de vida mais digna, mais humana e mais bela que vivemos nossa consagração a Deus e gastamos o nosso tempo, nossas qualidades e a nossa vida para instaurar a vida de Deus neste mundo. Da vocação religiosa consagrada brotam carismas e atuações que enriquecem nossas comunidades com pessoas que buscam viver verdadeiramente seus votos de castidade, obediência e pobreza, sendo testemunhos vivos do Evangelho.
No quarto domingo celebramos todos os leigos que, entre família e afazeres, dedicam-se aos trabalhos pastorais e também missionários. A vocação leiga é vivida através dos serviços e ministérios não ordenados, como catequistas, ministros da Eucaristia, animadores da liturgia, coroinhas, grupos de jovens, etc. Pessoas, solteiras ou casadas, que prestam um serviço a comunidade eclesial não obstante aos compromissos profissionais e familiares.
Por fim queremos convidar todos a celebrar com muito fervor, entusiasmo e criatividade o mês vocacional, procurando em primeiro lugar viver bem a sua vocação e também a dar testemunho da alegria de ser chamado, a fim de que através do nosso jeito de ser possamos despertar e animar novas vocações.


Pe. Alexandre De Nardi Biolchi, cs 
Passo Fundo, RS;

Comentários